Review Multiversal: Final Space

Se o Espaço é a "Fronteira Final", o Espaço Final seria a "Fronteira Final da Fronteira Final"? Não sei, mas esta série me mostrou a fronteira final da minha total falta de interesse.

Final Space é um desenho animado (PARA ADULTOS) com (atualmente) 1 temporada de 10 episódios, produzido para o canal de TV à Cabo americano TBS. A historia segue Gary Goodspeed, um homem preso à bordo de uma nave-prisão por cinco anos, que conhece "Mooncake" um alien com poderes altamente destrutivos. Ambos rapidamente se tornam amigos e são caçados por um ditador alienígena que quer usar os poderes de Mooncake para abrir O Espaço Final!

Será que é bom? Será que eu gostei? Será que o plot é melhor do que a sinopse? Em ordem: Talvez, Talvez e Sim. Sigam-me para saber mais sobre... Isso.

É guardiões da galáxia, só que sem graça.


Não vou mentir, fui assistir de forma quase acidental, pois um amigo (oi Vitor!) falou que era legal enquanto a gente falava merda de coisas do catálogo da Netflix. No final, assistimos a temporada de uma vez e agora ele me deve uma temporada de Archer (e aguardem uma maratona de Posts sobre Archer no blog quando sair a temporada nova. Se é que alguém no Brasil assiste)

A narrativa é MUITO melhor do que a sinopse que eu dei. Ela segue Gary, um humano preso em uma nave-cela chamada Galaxy One por se passar por um oficial da Guarda do Infinito totalmente não baseada na Tropa Nova dos gibis e filmes da Marvel para tentar conseguir o número de uma oficial da tal Guarda. Ele é descoberto, preso e, após cinco anos mandando mensagens para a mesma moça que o mandou pra cadeia, está perto de ser liberto.

A nave Galaxy One, prisão de Gary Goodspeed

Nisso, ele conhece Mooncake. Um alien fofinho com o poder de destruir planetas e que está sendo caçado por Caçadores de Recompensas Espaciais (estilo Boba Fett). Gary e a inteligência artificial da Galaxy One, H.U.E. (yep) conseguem fugir com Avocado, um caçador de recompensas felino, se tornando um refém deles.
Avocado, depois de uma confusãozinha se torna amigo de Gary e explica que ele está apenas seguindo as ordens do vilão (Lord Commander) para tentar salvar seu filho, Little Cato.

Os dois se juntam logo com Quinn, a moça que Gary é obcecado, e que está tentando impedir que a Terra, e o Universo, sejam destruídos por uma anomalia galática.

E a aventura segue a partir daí. Não vou dar muitos spoilers fora do fato de que a contagem regressiva no começo de cada episódio (exceto o último) realmente leva a alguma coisa não clichê.

Sendo honesto, a historia é legal, diferente e surpreendente, seguindo uma vibe de paródia no começo, mas logo se tornando sua própria "coisa", Final Space não decepciona narrativamente, entregando o que poderiam ter sido momentos emocionantes e fortes de forma bem amarrada e bem construída, com uma trama quase sem furos de roteiro e CLARAMENTE planejada. Essa animação é uma prova de que SIM, É POSSÍVEL fazer um roteiro sério e adulto em uma animação de paródia dos Guardiões da Galáxia, com uma construção de mundo bem legal e mais profunda que a dos filmes solo dos Guardiões.

Não vou dar spoiler antes do aviso de spoiler, mas eis aqui ROTEIRO BEM FEITO.

E aqui acabam minhas coisas boas para falar da série. Os personagens, embora bem caracterizados e distintos uns dos outros, são CHATOS e, pessoalmente, não me senti conectado com nenhum deles. Gary é uma mistura de O ESCOLHIDO com Peter Quill, até roubando o plot twist do pai dele ser importante, e Quinn é o que a Gamora do MCU seria antes do primeiro Guardiões da Galáxia mas depois de ter abandonado o Thanos. Avocado e Little Cato são carismáticos, mas são virtualmente o mesmo personagem, o que me deixa meio triste. Enfim, o melhor personagem é H.U.E., a inteligência artificial da nave de Gary e responsável pelos melhores momentos da série (uns dos poucos que eu ri e que não envolviam alguém se fodendo). E o pior dos personagens é KVN, um dos personagens mais irritantes e odiáveis de qualquer narrativa que já vi, li ou ouvi ou qualquer coisa. Sério, SE ESFORÇARAM PARA CRIAR ISSO E EU ODEIO QUEM O FEZ.

Enfim, o que quero dizer é ODIEI CADA PERSONAGEM, ou no melhor dos casos, fiquei indiferente (exceto pelo H.U.E., ele é o único personagem que gostei). E isso impacta MUITO na reta final, pois é totalmente recheada de momentos emocionais que NÃO FUNCIONAM se você não estiver investido nos personagens.

E aqui é o final da review sem Spoilers Gratuitos. :D seguem a baixo as minhas notas, mais pra baixo tem comentários meus sobre Spoilers,

Nota Pessoal: ???/10; sendo bem sincero, só assisti com um amigo para convencer ele a ver Archer (do FX) comigo. Fui esperando nada e ainda assim fiquei decepcionado com os personagens. A narrativa me prendeu a atenção e me impediu de levantar e ir dormir. O roteiro é bom, os personagens não.

Nota Crítica: 6/10; personagens sem carisma ou originalidade sendo carregados por uma boa animação e uma também boa, porém curta, narrativa com uma grande quantidade de momentos com carga emocional falha pois os personagens não tiveram peso para mim. Não sei como vão fazer mais uma temporada disso pois o final, exceto pelo último segundo, fecham tranquilamente a narrativa, e eu estou satisfeito.

Final Space está com uma segunda temporada confirmada ainda para 2019, aparentemente, e você pode acompanhar aqui no Brasil pela Netflix!

Texto escrito por Mathias.

Bro... Esse momento seria mais legal se eu gostasse deles.

E AGORA, SPOILERS! E NÃO COMENTEM SPOILERS NOS COMENTÁRIOS SEM AVISO TAMBÉM. PORRA.

SÉRIO, VOU FALAR COISAS COM SPOILERS QUE QUERIA TER FALADO DURANTE O TEXTO MAS QUE EVITEI POIS SÃO SPOILERS PESADOS. VÁ VER A SÉRIE SE TU SE INTERESSOU. É LEGAL.

DE VERDADE, ÚLTIMO AVISO DE SPOILERS AQUI.

Primeiramente, a trama com a Quinn do futuro (Nightfall, AKA o soldadão edgy que coloquei imagem) é BOA, viagem no tempo feita de forma correta. Só faltou um episódio especial mostrando os vários futuros onde a Nightfall falha em salvar o Gary pra ficar perfeito.

E claro...

MUITA GENTE MORRE

PRINCIPALMENTE O KVN. E DEUS, COMO EU ADOREI VER ESSE PEDAÇO DE LIXO MORRER. A SÉRIE VALE A PENA SÓ POR ISSO, PRA CRESCER SEU ÓDIO CONTRA ESSE ROBÔ E VER ELE MORRER DE FORMA DOLOROSA.

Mas é, quase todo mundo morre ou é dado como morto. Quinn se "sacrifica" para fechar a anomalia galática e fica presa lá, então ela vai voltar pra próxima temporada, Avocado morre após resgatar seu filho (sendo explodido), o que é bom, já que ambos são virtualmente o mesmo personagem. Eu ainda preferia que o Little Cato tivesse morrido primeiro, tho. Aliás, Little Cato eu assumo que morreu, já que a última vez que o vemos ele está vagando no espaço, mas considerando que vai ter uma segunda temporada, é capaz que ele volte. É bem guerra infinita e isso é covarde, um recurso pra ter um gancho emocional barato.

O vilão também não morre e termina a temporada com Mooncake.

Acho que é isso, a série não me impactou o bastante para ter muito o que falar mesmo com spoilers. É divertidinha e curta, não vão se arrepender de assistir.

Até mais, e fiquem agora com KVN morrendo:

É tão lindo essa cena...

Escrito por Mathias

//Fim da Transmissão//

Comentários

Postagens mais visitadas