Os 8 Melhores Animes de 2018


Quase tantos quanto dias em uma ano, esses são os animes lançados no Japão em todas as estações. Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém no meio geek que não tenha 2 ou 3 animes que guarda no coração e está sempre atento para novas temporadas e até mesmo novas produções do gênero! E eu, como sou um grande fã de anime, gostaria de compartilhar minha lista das produções de animação nipônica que mais me agradaram em 2018! 

Minha lista conta com 8 títulos, misturando sequências e novas séries, adaptações e produções originais. Não vou me estender muito em nenhuma das posições, apenas dando a sinopse e, claro, fazendo alguns comentários. Ah, e ainda tem 2 menções honrosas depois...

8- Saiki Kusuo no Psi-nan 2



Saiki Kusuo é um adolescente japonês no ensino médio que tenta guardar um grande segredo: ele é um psíquico ultra poderoso! Como se isso já não fosse difícil o suficiente, Kusuo precisa lidar diariamente com os mais bizarros tipos de pessoas e situações que o rodeiam.

A segunda temporada de Saiki Kusuo no Psi-nan é realmente muito boa (mas, não tão marcante quanto a primeira)! Composta por 24 episódios, a primeira metade é de fato mais arrastada e menos inspirada, mas, a segunda eleva muito o nível da obra. Os novos personagens apresentados funcionam (mesmo com a série tendo problemas em dividir tempo de tela entre eles) e o humor situacional e excêntrico faz bem sua parte. O que mais se pode pedir de uma comédia além de boas horas de diversão?

Disponível no catálogo da Netflix.

7- Megalo Box



Em um mundo onde nas lutas de boxe os atletas usam gears, um exoesqueleto que potencializa os socos, o lutador amador Junk Dog vai entrar no circuito profissional para desafiar Yuri, o grande campeão.

Tematicamente poderoso, o primeiro episódio de Megalo Box te derruba de cara na lona. A série possui personagens muito interessantes, visuais incríveis e uma trilha sonora igualmente incrível, turbinados com momentos que saltam aos olhos em composição e tema. Porém, a obra muitas vezes usa de conveniências preguiçosas de roteiro e, o embate final, assim como a conclusão, não chega ao satisfatório. Mais um pouco e talvez Megalo Box pudesse ter sido o campeão.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

6- Hinamatsuri



Hina é uma garota com poderes psíquicos (é, eu gosto do tema) de outra dimensão que, certa noite, "caí" na cabeça de Nitta, um criminoso da Yakuza, dentro da casa do próprio. Ela então o obriga a adotá-la e eles passam a viver como pai e filha, vivendo diversas situações estranhas envolvendo máfias, eleições escolares e outras garotas com poderes psíquicos. 

Com uma trama cômica e ao mesmo tempo tendo muitos momentos dramáticos, Hinamatsuri impressiona por conseguir usar seus personagens e situações de maneira criativa. O relacionamento humano é um dos pontos fortes da série, que traz uma variada galeria de personagens. O foco dos episódios é a comédia, e essa nem sempre funciona, parecendo forçada ou até mesmo desnecessária em seus piores momentos. Nos seus melhores momentos, Hinamatsuri é uma poderosa comédia dramática que consegue encantar com suas passagens mais dramáticas e fazer rir com suas bizarrices.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

5- Jojo's Bizarre Adventure Part 5: Golden Wind



Em sua quinta parte animada (o mangá atualmente está na oitava), Jojo's Bizarre Adventure conta uma história sobre máfia italiana onde pessoas perigosas possuem poderosos stands com habilidades uma mais doida que outra. Giorno Giovanna tem um sonho e precisa subir na hierarquia da máfia para realizá-lo.

Jojo nunca foi tão Jojo quanto está sendo em "Golden Wind". A nova temporada estreou em outubro de 2018 e continuará em exibição por uma boa parte de 2019, mas, já pode ser considerada uma das melhores séries em anime deste ano. Após um longo período de espera, a equipe da David Production adapta o mangá de Hirohiko Araki de maneira fantástica (e bizarra), com personagens interessantes, trilha sonora marcante e algumas das lutas mais criativas dos últimos anos! Para os fãs de histórias imprevisíveis (imprevisivelmente bizarras) e empolgantes, Jojo's Bizarre Adventure é uma obrigação!

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

4- Yuru Camp



A solitária garota Rin gosta de acampar sozinha próxima ao Monte Fuji, pelo menos até conhecer a super animada Nadeshiko, que se mudou recentemente para a cidade e quer muito ver o Monte Fuji.

Yuru Camp é uma obra "slice of life" simples e relaxante. É basicamente sobre amigas acampando e se preocupando com coisas de acampamento no Japão. Os episódios contam com um humor leve, dicas de acampamento (!) e interação entre as personagens criando um belo laço de amizade. Este não é o anime mais ambicioso do mundo, e é por isso que funciona tão bem.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

3- Golden Kamuy



Durante a era Meiji em Hokkaido, o soldado veterano da guerra Russo-Japonesa, "Sugimoto, o imortal", se vê envolvido no meio da caça por prisioneiros tatuados com partes de um mapa que leva para uma grande fortuna Ainu. Nesta perigosa jornada, ele terá a companhia de Asirpa, uma jovem ainu, do rei da escapada Shiraishi, dentre outros personagens únicos e excêntricos, alguns amigos (que podem virar inimigos) e outros temerosos inimigos (que podem virar bons amigos).

A maior qualidade de Golden Kamuy é, sem dúvidas, seus personagens. Cada um deles conta com uma personalidade forte, única e muito bizarra. A propósito a bizarrice corre solta em Golden Kamuy. Quando li a sinopse pela primeira vez, esperava um drama recheado de ação e suspense, mas, estava muito enganado neste primeiro item (mesmo que existente em uma boa dosagem na trama!), sendo que, uma comédia de humor negro bem peculiar com muita ação e suspense seria uma definição melhor.  Os problemas da série se mostram na parte técnica, com o estúdio Geno não conseguindo entregar um nível consistente de animação.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

2- Boku no Hero Academia 3



Em uma sociedade onde 80% da população possui "individualidades" (basicamente super poderes), Midoriya Izuku nasceu sem uma. Entretanto, após demonstrar grande heroísmo, ele é escolhido por All Might, maior herói desta sociedade, para herdar o "One For All", um grande poder passado através de gerações. Para se tornar um sucessor digno e um grande herói, Midoriya entra na UA, uma escola para super-heróis e conhece outros jovens com quem divide o mesmo objetivo.

Adaptando momentos grandiosos do mangá de forma magistral, a terceira temporada de Boku no Hero Academia apresentou um altíssimo nível de qualidade de animação (feita pelo estúdio Bones) e trilha sonora. Como um leitor do mangá, devo confessar que alguns momentos ficaram ainda melhores em anime do que minhas altas expectativas. O maior problema da temporada em si, foi a animação de baixa qualidade em vários momentos do arco da "Licença Provisória" e a estranha quantidade de episódios filler, sendo que não existia essa necessidade. De qualquer forma, Boku no Hero Academia novamente nos entregou um ano de grande qualidade, e, a tendência é que continue por mais um bom tempo.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

1- Planet With



Planet With conta a história de Souya, um garoto aparentemente comum que, junto de uma maid e um gato gigante, precisa lutar contra 7 heróis que salvaram a terra de um UFO.

Sim, você não leu errado, Planet With é isso mesmo. Criação de Satoshi Mizukami (Lúcifer e o Martelo), esse estranho anime de robôs gigantes é um grande, divertido e interessantíssimo experimento sobre justiça, amor, amizade, evolução, remorso, ódio, paternidade, força interior e uma dezena de outros temas. Os personagens são complexos, críveis e carismáticos, as batalhas possuem um grande fôlego e cada episódio é recheado de questionamentos e temas que nos fazem parar e pensar sobre a sociedade e o modo como vivemos. Talvez o único ponto fraco de Planet With seja seu formato, apenas 12 episódios acabam por deixar a experiência um pouco corrida em sua reta final, mas, sem despotencializar tudo o que esse belíssimo anime tem a dizer.

Disponível no catálogo da Crunchyroll.

MENÇÕES HONROSAS:

Mirai no Mirai



Filme de Mamoru Hosoda (meu diretor japonês preferido) lançado este ano nos cinemas japoneses. Por que não entrou no "top"? Porque eu ainda não assisti, hehehe! MAS, tenho quase certeza que merece estar aqui, pelo menos o plot é muito interessante!


Gatchaman Crowds



Gatchaman Crowds é um anime de ação e aventura com muita influencia dos tokusatsus. A obra tem uma mensagem muito interessante, relevante e bem transmitida: o altruísmo. Foi o anime que mais me fez pensar em 2018, porém, por que não está no "top" também? Foi lançado em 2013... é, desculpe.

Desejos e promessas...

Então, esses foram os 8 melhores animes de 2018 na minha opinião, e quais foram na sua? Espere, antes disso, uma mensagem: nós da equipe do Hero Strike desejamos um fantástico, surpreendente (no bom sentido) e ultra cool ano de 2019 para você! Que a entidade mística da cultura pop nos abrace e nos guie por um mundo de produções sensacionais! Dito isto, vejo (não literalmente...) vocês durante todo o ano, com muitos novos textos!

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas