Anúncio Sobre Animes e sobre a treta com Rolinhos vs Piratas

Dado o momento, eu, Mathias (aka o cara que aguenta Tate no Yuusha semanalmente) venho aqui me posicionar sobre duas coisas totalmente diferentes. Vamos lá:

ANUNCIOS!




1º Sobre Animes da Temporada:
O quadro será mudado para Quarta feira. Isso e eu estou dropando Tate no Yuusha, o episódio 4 foi sem graça para o que deveria ter sido, mas isso não é o problema. Essa série é algo que eu acho que vou poder argumentar melhor em um post gigante quando acabar. Se tudo correr certo, estimo que deve acabar em 19 de Junho, então aguardem até dia 26/06 para a review completa (se eu estiver certo na estimativa).

Naofumi em HD percebendo que nosso amor está acabado.


2º A "treta" do Crunchyroll.

E agora vai ser grande.

Antes de falar o que penso, quero deixar uma coisa bem clara: A comunidade de fansubs e piratas construiu a fanbase otaku no Brasil. Mas isso aconteceu por 2 fatores:

O primeiro é que não tínhamos acesso. Só víamos o que passava na tv e isso quando passava. Alguns, como eu, só tinham acesso à tv aberta, e quando descobriram o fansub, foi uma ascensão ao paraíso. Isso foi a dez anos atrás para mim. Talvez mais para outras pessoas.

O segundo é que não éramos vistos como mercado real. Não havia investimento da indústria de animes para com o resto do mundo, e o resto do mundo não ligava para investir em animes pois nunca tinha um cuidado e carinho por parte do mercado internacional, e aqui vale notar que grandes clássicos eram picotados e modificados para passar na tv aberta internacional (lembram da falida 4Kids?) ou colados de formas bizarras em dvds confusos e, mais bizarras ainda, fitas cassetes .

4Kids Entretenimento: "Boa noite, doce idiota empresa, e um voo de Kuribohs Alados cantando no seu descanso" - LittleKuriboh em "Yu-Gi-Oh!: The Abridged Series"

Hoje em dia é diferente. Empresas como o Crunchyroll financiam animes (clique aqui para ver uma lista meio desatualizada em ingles com ALGUNS dos animes co-produzidos por ela) e elas pagam MUITO CARO para licenciar outros animes (e clique aqui para um post do reddit em ingles falando um pouco sobre custo de licenciamento, mas lembrem-se que o preço está desatualizado, e segundo rumores do twitter, o que a netflix pagou em direito pra exiber Eva, dava pra CRIAR UM EVA DE VERDADE).

Meu ponto é: os dias de "quem é de fora do Japão não importa" ou "anime é produzido exclusivamente pra japonês" estão no passado. Um exemplo de anime produzido com a mentalidade "global" é Violet Evergarden, que foi co-produzido pela Netflix como uma forma de ser "uma porta de entrada para o que tem de melhor dos animes pro grande publico". Não é que anime "deixou de ser feito pra japoneses", mas sim que "começou a ser produzido para um público maior que só japoneses".

Não achei a imagem que eu queria. Esta é a imagem de reserva quando falarmos de acionistas japoneses.

Os japoneses SABEM que pessoas de fora assistem, o mundo é globalizado hoje em dia (agradeça a internet) e, embora existam sim barreiras culturais, isso não impede as produtoras de saber que tem MUITO mercado no exterior hoje em dia. Anime não é mais algo excluído da sociedade como pensamos. É mainstream. CRESCEMOS vendo anime e isso é aparente nas convenções cada vez maiores mundo a fora, o lance é que, quem cria o produto quer ser pago proporcionalmente pois, se tudo isso de pessoas querem acesso, e tem acesso, nada mais justo que as produtoras conseguirem retorno! Eles criaram algo fenomenal (no sentido de popularidade) e merecem o retorno, merecem ser pagos.

Dito isso, eu digo que a Crunchyroll está certa em derrubar sites que transmitem animes piratas. Pirataria É CRIME. Independente do que seja pirateado. SIM, muita gente não tem como pagar/não quer pagar por anime. Eu entendo e isso não te torna uma pessoa ruim. Gostamos de nos entreter e, mesmo anime sendo LUXO, é algo que queremos. E piratear algo não é certo, mas não é pecado. Todos pirateamos em algum momento, mas ficar bravo quando sites ilegais saem do ar é a mesma coisa que ficar bravo que o maluco que atirou no meio da rua foi preso. Não tem defesa.


O olho da Crunchyroll é um OLHO DE ANIME. ELES ESTÃO VENDO VOCÊS PIRATEANDO COISA QUANDO TEM DE GRAÇA NO SITES DELES!

POR OUTRO LADO, quem faz pirataria quer lucro tanto quanto a galera do Crunchyroll, Netflix e outras plataformas licenciadas. E eles conseguem. Com propagandas, pop-ups, DOAÇÕES para "Manter servidores online". Mas não se enganem, muitos desses sites são feitos em plataformas como Wordpress, e mesmo quando não são, os servidores normalmente não são pessoais/privados. Se fossem, haveriam notícias de prisões, não de sites "derrubados". Do ponto de vista de desenvolvedor, o maior custo que muitos sites piratas têm é o de manter o endereço virtual (que é barato, basicamente 50 conto por ANO dependendo da plataforma) e o custo do designer do site, que muitas vezes são os próprios donos então sai de graça.

Fansub era "de fã para fã". Mas hoje em dia, isso também caiu. Não são poucos "fan"subs que não passam de legendas ripadas da crunchyroll numa fonte diferente, ou as vezes, só o epi sendo gravado a partir do site da crunchyroll com marca d'agua colocada por cima. Não é produção de conteúdo, é roubo de material audio-visual E de legendas de terceiros. E isso acontece pois tem anime demais sendo produzido toda temporada, e fansub hoje em dia não é viável mais. Crunchyroll lança a maior parte dos animes em todas as temporadas, com simulcast e isso FORA os animes que já existiam antes e eles tem de graça (com propagandinhas) pra você assistir. Tudo isso graças a um time competente, pago e muito grande de tradutores profissionais. E pra quem fala que falta opções na Crunchyroll, me diga uma, UMA fansub que fez 100% da legenda de séries como Kiznaiver  mas é claro, você nem deve lembrar de Kiznaiver ou ta fazendo Kaguya-Sama. Praticamente tudo tem em plataformas oficiais, dos mais obscuros para os mais populares.

Lembram de KIZNAIVER???

Anime É Mainstream. Não tenha duvidas. Não são todos que quebram a barreira entre Otaku e Normie, mas coisas como Sword Art Online ou My Hero Academia não são só vistos por fãs aficionados, são fenômenos globais. E ainda assim, a Crunchyroll, uma das empresas que lutou pra mudar a cabeça de investidores e abrir as portas legalmente para animes passarem mundo a fora, é vilã por derrubar sites que geram dinheiro com conteúdo de terceiros, sem pagar taxas (crunchyroll paga imposto sim, btw), sem pagar licenciamento e ainda ROUBANDO A LEGENDA ALHEIA. E claro, isso não se aplica a todos. Muitos sites foram tirados do ar pelos próprios donos e adms, pois, como vazado dos discords deles, foi amigável. Não foi chute na porta e tiraram a toa.

Anime não é mais "underground" nem te faz ser o diferente do rolê mais. É um nicho? Com certeza, mas tem visibilidade. Se você quer que tenham mais produtos oficiais de animes e franquias japonesas por ai e mais gente assistindo e sendo parte da comunidade, você não precisa pagar o Crunchyroll (Até pq a maior parte do catálogo deles está DE GRAÇA uma semana após sair o episódio e as visualizações, mesmo de graça, geram renda e parte da renda vai pros japas e isso mostra que tem interesse no produto deles por aqui, resultando em mais coisas oficiais vindo para nós), Assistir EVA na NETFLIX, ou ir atrás de coisas como Kemurikusa na Amazon Prime Video! Ou tu pode SIM continuar na pirataria, mas não faça birra quando algum site cair. Pirataria é uma hidra, corte um site, nascem 10. Normalmente criados pelos adms do site que caiu. Mas isso NÃO os torna certos.

Este não é um post que tenha argumentação, como minhas opiniões sobre animes. Não tem lados. Pirataria É CRIME. E acabou.

Luffy lembrando que é um CRIMINOSO

Comentários

  1. Você escreve muito bem, vale ressaltar também que não é pq a crunchyroll tá derrubando que a pirataria vai acabar, ela tá tirando do ar os sites que utilizam do conteúdo que ela paga pra transmitir e se não me engano se bobear até as legendas.
    Enfim, a pirataria um dia vai acabar? Não sabemos e sinceramente espero que não completamente, é saudavel ter um pouco disso, porém, desde que saibamos que é errado, tem consequências pra isso e que não devemos boicotar uma empresa pq ela tá exercendo o direito dela.
    Estou refazendo pq eu não consegui tirar o anônimo kk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas