Primeiras Impressões: Victor & Valentino

 

No dia 30 de março de 2019, o Cartoon Network estreou a sua mais nova série animada original, Victor & Valentino, que, antes de seu lançamento, já causava curiosidade e desconfiança em muitos. ¿Ahora que ha estrenado, vamos a ver cómo está realmente?

Criado por Diego Molano, Victor & Valentino acompanha dois meio-irmãos (que dão título a série) vivendo aventuras sobrenaturais na pequena cidade de Monte Macabro durante o verão que estão passando com sua avó.

É, parecido com um tal de Gravity Falls, não? Pois é, a nova série animada do Cartoon Network atraiu muitos olhares antes mesmo de sua estréia pelas claras semelhanças ao mega hit do Disney XD, mas, felizmente, Victor & Valentino é mais do que uma simples cópia. É impossível negar que as séries são muito parecidas, tanto em formato quanto em execução, todavia, a personalidade própria de Victor & Valentino se encontra no seu vasto e original mundo, inspirado pela riquíssima e pouco explorada cultura mesoamericana. 

Esperando pelos nomes super complicados das lendas e mitos. Mas que são muito legais são, né?

Ver as lendas do povo mesoamericano com seu visual único em uma animação com fortes elementos de cotidiano em uma cidade pequena, tornam o show em uma experiência visualmente interessante e divertida, pois as criaturas e mitos presentes despejam estilo e os personagens carisma. Quanto aos personagens principais, Victor é o típico garoto bagunceiro, atentado e ingrato, mas com um bom coração, enquanto Valentino é gentil e tranquilo, talvez reticente demais, formando assim a clássica dinâmica de duplas que quase sempre funciona.

Eu assisti a estreia no CN brasileiro (que aconteceu no mesmo dia que no americano!), onde apenas 2 dos 4 episódios supostos foram exibidos, o de número 1 e 4. No primeiro episódio, "Folk Art Foes", os irmãos acabam "acidentalmente" libertando Huehue, um deus das travessuras, e precisam detê-lo. O capítulo mostra muito bem a dinâmica e a personalidade dos irmãos, além de apresentar o mundo e os visuais, sendo um ótimo primeiro episódio. Já o outro, "Chata's Quinta Quinceañera", mostra o quinto aniversário de 15 anos da avó dos garotos (isso aí mesmo), onde eles prometeram ajudar na festa, mas, querem estar em outra festa que está acontecendo ao mesmo tempo também. Para isso eles usam uma flauta sobrenatural que os leva com o vento, o que acaba dando muito errado. Este segundo episódio, ainda que interessante, apresentou alguns problemas de ritmo e consistência narrativa que me incomodaram um pouco, mas nada que não possa ser um erro isolado ou resolvido em demais episódios.

Victor e Valentino podem ser muito diferentes, mas, quando a coisa fica feia, eles são como um só. (sim, eu aprendi a fazer legenda lendo revista Recreio).

Victor & Valentino é um bom show, principalmente pelo seu vasto, interessante e pouco explorado universo. A fórmula de execução não é das mais originais, mas diverte e funciona, podendo tanto agradar como desagradar fãs de séries parecidas (já que as diferenças e semelhanças estão quase que na mesma medida), e com certeza agradando aqueles não familiarizados. Em momentos políticos complicados na terra de Steve Rogers, ver uma série focada na cultura mesoamericana estrear é muito mais do que satisfatório, é um passo muito importante, tanto de resistência, quanto de disseminação de uma cultura ignorada. Independente ainda de todas as questões sociais, Victor & Valentino tem qualidade e potencial, espero que estes aumentem ainda mais com os novos episódios que estão por vim e que com certeza acompanharei.

Links úteis:
Entrevista em português com o criador da série: http://judao.com.br/victor-e-valentino-e-importancia-da-cultura-latina/

Bastidores legendado em português: https://www.youtube.com/watch?v=kt8BDwkQyHE

Escrito por Thiago Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas