Dica de HQ: Black Hammer- Origens Secretas


Jeff Lemire sempre foi um autor muito peculiar. Além de transitar com exímia habilidade em temas delicados e profundos que cercam a natureza humana, sua tendência a criar universos fantasiosos ricos em originalidade acaba sendo impulsionada por sua proliferatividade acima do normal. Sendo um homem de 1000 projetos onde surpreendentemente quase todos são bons, Lemire ainda consegue se destacar ao criar uma das melhores séries de super-heróis da última década: Black Hammer.

Black Hammer conta a história de um grupo de heróis que misteriosamente, após um conflito contra uma grande ameaça, acaba preso em uma pequena cidade de onde não podem sair, sendo obrigados assim a viverem "vidas normais" em uma fazenda.

Mesmo se tratando de uma HQ que segue um grupo de super-heróis, a história contada aqui definitivamente não tem seu foco na ação. A narrativa se trata de um drama muito humano, entretanto, protagonizado por profundos e imperfeitos personagens super-humanos.


Jeff Lemire explora aqui, através de alguns de seus mais afiados roteiros, temas como família, amadurecimento, a perca da esperança, solidão, sanidade e muitos outros, dando desenvolvimentos e tomando escolhas muito peculiares para seus personagens, estes muito carismáticos. Cada um dos personagens é uma reinterpretação profunda e moderna de um super-herói da era de ouro dos quadrinhos, o que adiciona uma familiaridade contrastante ao gigante peso dramático da série.

A arte é creditada por Dean Ormston, que faz um excelente trabalho ao dar o tom sombrio e misterioso que o universo precisava,  além de Dave Stewart, o colorista, potencializar o ainda mais a atmosfera da obra, gerando assim, em conjunto, um visual único, sombrio e original para este trágico e quase sem esperanças mundo.

Black Hammer é publicado nos EUA pela Dark Horse Comics e, no Brasil, pela editora Intrínseca. 

"Black Hammer- Origens Secretas" é só o primeiro volume da série, e já pode ser considerado uma das obras primas da carreira de um dos maiores quadrinistas da atualidade. Entretanto, mesmo com os roteiros sensacionais de Lemire, a experiência não estaria completa sem a mórbida arte de Dean Ormston e cores de Dave Stewart. Gostando ou não do mundo dos super-heróis, Black Hammer é uma leitura obrigatória para todos.

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas