Review de Aventuras de D&D (Parte 1 - Lost Mine of Phandelver e Dragon of Icespire Peak)

Inspirado pelo blog "Powerscore RPG", eu (Mathias) resolvi ler e comentar TODAS as aventuras publicadas fisicamente pela Wizards of the Coast para Dungeons & Dragons 5ª Edição, começando com as duas aventuras que vem em produtos de iniciantes! O que achei dessas aventuras para iniciantes? Elas valem a pena comprar? E mais importante, são boas? Tudo isso, e muito mais, neste post!

Eu sempre quis saber o que



Bom, antes de partir para as reviews em si, quero dizer que existem outros lugares para você buscar essas análises. Ou deveriam existir. Eu... Não encontrei muitas reviews de aventuras. O que é estranho. Existe uma grande variedade de produtores de conteúdo para o Hobbie no Brasil, mas a maioria se resume a explicar raças e classes (aliás, TEMOS UM GUIA, SABIA?), explicar como jogar, montar builds que são quebradas mas nem tanto e, claro, mais tutoriais de como jogar, desta vez atualizados. E tudo isso eu falo do ponto de vista de D&D 5e. 

Eu nunca joguei Pathfinder, o pouco que li de Tormenta me fez odiar o jogo e... Bom, existem INFINITOS sistemas de RPG, muitos dos quais com grandes bases de fãs no Brasil, mas muito pouco conteúdo trazido para nós. Claro que alguns, como Tormenta, são nacionais, mas ainda sinto que temos POUCO conteúdo oficial. Se chega no ponto que um canal do YouTube tem que fazer vídeo tratando Gunslinger e Bloodhunter como classes oficiais, então é sinal que não temos tanto acesso assim ao material.

Mas, ainda não tenho uma boa resposta de por qual motivo não temos tantas reviews de aventuras? Digo, eu não consegui achar muito mais depois do lançamento oficial de Lost Mines of Phandelver (uma das primeiras aventuras de 5e lançadas). Então eu peço, por favor, se você sabe canais, blogs, páginas de facebook ou até mesmo tiktoks brasileiros que façam análises dessas aventuras oficiais, comente com links aqui para eu dar uma olhada. EU REALMENTE GOSTO DE VER ANÁLISES.

Uma última nota: Leiam tudo isso com uma pulga atrás da orelha. Eu não joguei todas as aventuras escritas de D&D, então tenham certeza que, as vezes, algo bem escrito termina sendo bem chato de jogar, e algo escrito de forma meia boca acaba sendo fantástica. Porém, podem ter certeza que vou postar updates de alguma forma quando jogar cada aventura do começo ao fim.

Enfim, vamos começar com isso!


Propaganda enganosa essa do dragão.


Aventura 1 - Mina Perdida de Phandelver (Lost Mine of Phandelver)

Dividida em quatro partes, as quais comentarei em mais detalhes logo abaixo, essa aventura foi publicada junto ao Starter Set em 2014, essa aventura leva os jogadores do nível 1 até o nível 5 e narra a busca de um anão, Gundren Rockseeker, por uma antiga mina perdida junto dos amigos.

Backstory: A muuuuuito tempo atrás, numa vila próxima de Waterdeep (uma das mais famosas cidades da quinta edição), mineradores descobriram uma mina mágica, que continha uma forja que usavam para criar armas poderosas, que se chamava Forja das Magias. A vila se tornou cidade e prosperou, até que Orcs invadiram. Eles batalharam com os humanos, elfos e anões que moravam na cidade de Phandelver e a batalha terminou dentro da Forja das Magias, aonde houve uma explosão e a mina mágica ficou perdida.... Até agora! Os irmãos Rockseeker, três anões muito gente boa, encontraram a localização da mina perdida. Infelizmente para os irmãos, um misterioso vilão chamado Aranha Negra descobriu a descoberta deles, e está indo atrás deles para tomar a lendária Forja das Magias para si. E tem um dragão em algum lugar também.

Os Personagens Pré-Gerados: O produto que contêm a aventura da Mina Perdida de Phandelver é o "Starter Set", que vem com personagens pré-montados! Eles são:

-Um nobre guerreiro humano que deseja transformar Phandalin em uma grande cidade e retomar a glória de sua família.
Classe: Guerreiro / Campeão, Background: Nobre, Raça: Humano, Alinhamento: Leal Neutro.

-Um clérigo anão que é primo dos Rockseeker e quer ajudar seus primos!
Classe: Clérigo / Vida, Background: Soldado, Raça: Anão da Colina, Alinhamento: Neutro Bom.

-Um ex-membro dos Redbrands que quer vingança contra Glasstaff (líder da gangue) e ainda quer ajudar sua tia.
Classe: Ladino / Ladrão, Background: Criminoso, Raça: Pequenino Pés-Leves, Alinhamento: Neutro Puro.

-Um alto elfo mago que quer ajudar sua deusa a reconstruir seu templo que foi tomado por goblins.
Classe: Mago / Invocação, Background: Acólito, Raça: Alto Elfo, Alinhamento: Caótico Bom.

-Um guerreiro que quer se livrar do Dragão que destruiu a vila que morava.
Classe: Guerreiro / Campeão, Background: Herói do Povo, Raça: Humano, Alinhamento: Leal Bom

Todos esses personagens são totalmente opcionais, mas sinceramente eu acho que super compensa utilizar eles para começar a aventura.

-Parte 1: Goblin Arrows

Essa parte é, como um todo, muito boa. Os jogadores acabam passando por uma excelente introdução ao sistema de combate do jogo (atacados por goblins!) e a primeira dungeon do jogo é memorável, com várias chances de resolver as coisas de forma não-violenta, apresentando o sistema do jogo. A única parte mais fraca é o início, já que a maioria dos jogadores vai ter uma motivação melhor do que ajudar o amigo Gundren. Ainda assim é um pequeno detalhe que pode ser facilmente retrabalhado.

-Parte 2: Phandalin

Nessa primeira interpretação, Phandalin é uma cidade... Pequena. Poucos NPCs relevantes, poucos lugares para ir, mas surpreendentemente cheia de objetivos. Isso é bom pois ajuda a agilizar o processo de "achar o que fazer" depois de resolverem o problema na base dos goblins. Mas é ruim quando o assunto é profundidade. Nada muito degradante, mas meio chateador. A dungeon do capítulo é o esconderijo dos Redbrand, uma gangue de bandidos que planeja expandir e tomar a cidade. A dungeon é bem legal, e ter várias formas de entrar realmente deixa bem dinâmico para os jogadores. Na minha primeira vez mestrando, eles se dividiram em dois grupos, fizeram uma análise do terreno e se prepararam para invadir o lugar. Foi bem divertido, infelizmente a mesa meio que acabou ali, sem nem invadirem de verdade. Ainda assim, é uma boa dungeon que eu pretendo mestrar novamente.

-Parte 3: The Spider's Web

Depois de derrotar os Redbrand, os jogadores vão provavelmente fazer as Quests da cidade, e aqui é onde a aventura brilha. Com várias Side Quests, todas apontando, de alguma forma, para o castelo de Cragmaw, seja através de informações conseguidas por um mago ou seja através de uma Banshee. Aqui também temos um Dragão Verde, que mesmo jovem, é uma grande ameaça para os jogadores mais inexperientes. Sinceramente, mal posso esperar para jogar essa campanha novamente só por conta desse encontro com o Dragão. Nesta parte, também temos o Castelo Cragmaw, onde o rei dos goblins está com um sequestrado Gundren Rockseeker (o anão que é capturado no começo da aventura) e o mapa para a mina perdida de Phandelver. 

-Parte 4: Wave Echo Cave

A parte final é... um Dungeon Crawler. Isto é, uma Dungeon relativamente grande. Espere seus jogadores ficarem aqui umas duas ou três sessões, mas tenha certeza de que é uma boa Dungeon. O encontro final pode não ser tão desafiador quanto outros que veremos ao longo dessa série, mas temos que se levar em conta que ele é no final de um Dungeon Crawler onde os jogadores não vão ter muito tempo para descanso para recuperar seus recursos.

Vamos agora para a análise real.

O Bom:

Amigável com Iniciantes - Sendo focada em iniciantes, essa aventura tem algumas vantagens. A maior delas é que ela é bem simples. O grupo vai atrás do anão, enfrenta desafios, reencontra o anão e descobre o grande plano do vilão, e ai seguem para impedir o vilão. Não é nada revolucionário, mas é bem divertido e pode levar a momentos memoráveis! A aventura também faz bastante esforço para conseguir explorar todos os "pilares" do jogo: Combate, Role-Play e Exploração.

Organizado - A organização da aventura também é muito boa. Tendo apenas 64 páginas, não temos tempo para enrolações aqui. Tudo é bem arrumado e torna-se uma leitura dinâmica, que facilita muito na hora de preparar a sessão da semana.

Noobs são realmente bem-vindos! - Os personagens pré-montados são uma excelente forma de introduzir alguém ao jogo, e me arrependo de não ter visto elas quando um amigo se juntou ao grupo depois. Teria economizado o tempo de criar um personagem novo.

O Ruim:

Dungeons sem Dragons - Ok, essa é a minha maior birra com a aventura, então vou falar primeiro: SÓ UM DRAGÃO OPCIONAL é um crime. O jogo tem bastante Dungeons (cavernas, calabouços), mas ter UM dragão, que é OPCIONAL, significando que muitos jogadores podem nem encontrar com um dos desafios titulares. O dragão em si é bem desafiador, mas se uma árvore cai no meio do nada e ninguém a escuta caindo... Ela realmente caiu?

Poucos aliados úteis - As vezes você não vai ter jogadores o bastante, e vai ter que criar NPCs. Embora seja muito fácil só pegar uma das fichas de personagem e fazer um companheiro, isso cria mais um DMPC do que um NPC real. Os poucos aliados capazes de combate que os jogadores encontram sempre estão em situações ruins, então não conseguem ajudar tanto, seja por não terem equipamento ou estarem semi-mortos.

Mundo Não Tão Aberto - Por mais que o capítulo 3 tenha bastante coisa para se fazer, e dê uma boa expandida na região, uma vez que os jogadores descobrem aonde fica o castelo, eles não tem muito incentivo para continuar explorando. E assim que acham o castelo, eles com certeza já vão atrás da mina perdida depois.

Alguém é SPOILER- Essa é um puta spoiler se você pretende jogar, então pule essa parte para a próxima linha com negrito. Mas meu deus que boss final fraco. Um boss final pra personagens de nível 5 com dificuldade 2? Sérião? Sei que disse que é no final de um dungeon crawl, mas é pra tentar não ser muito negativo sobre isso. Se jogado de forma esperta, Nezzar e suas aranhas conseguem derrotar o time, mas as coisas tem que dar tão certo que é ridículo. 

Pensamentos finais: Por mais que eu tenha muito carinho por ela e acredite que essa aventura seja incrível para iniciantes, ela não é perfeita. Muitos inimigos são bem fracos comparados com o que deveriam ser, em especial aquele do spoiler, e o Dragão é opcional o bastante para eu ter certeza de que muitos jogadores nem vão perceber que ele existe, já que nem todos os NPCs sabem que ele existe, e a quest dele é a mais desviada do plot que tem. Nada que um pouco de homebrew não resolva, mas se eu to comprando um produto, é porquê não quero fazer homebrew.

Vale a pena comprar? - O Starter Set vem com dados, fichas de personagem já preenchidas, um livro de regras e a aventura. É relativamente barato e, na minha opinião, vale a pena comprar se você for um iniciante no hobbie. Mas se você já é experiente, tem pouca coisa no produto que vai te satisfazer.

Nota: 7/10. Não é um "must play" em sentido algum, mas é definitivamente uma incrível forma de apresentar o jogo para novatos. Ah sim, ela é balanceada para os personagens pré-gerados do Starter Set, que recomendo fortemente que peça pros seus jogadores usarem caso sejam novatos.


AGORA TEMOS DUNGEONS E UM DRAGON!


Aventura 2 - Dragão do Pico Icespire (Dragon of Icespire Peak)

Sendo uma aventura bem menos "linha reta" do que a anterior, Dragão do Pico Icespire Peak é a aventura que vem com o produto Essentials Kit, e nos traz um mundo verdadeiramente aberto onde a missão final é simples: Caçar um dragão e derrotá-lo. Os jogadores vão conseguir? Talvez. Mas o mais importante é se divertir!

Background: Recentemente, um dragão branco chegou nas Montanhas da Espada, e clamou os picos congelados como seu novo território. Sua chegada causou vários problemas para todos os moradores próximos, e acabou desestabilizando Phandalin (olá de novo!), e cabe aos aventureiros salvar o dia e re-estabilizar a região.

Personagens: Desta vez o jogo não tem personagens pré-gerados, mas guia muito bem para uma criação fácil de personagens. Tem 100 combinações possíveis entre Raça/Classe/Background (eu contei), então não se preocupe em não ser único.

A Aventura: Aqui os jogadores vão coletar missões na nossa conhecida cidade de Phandalin (ela ainda é pequena) e enquanto ajudam os moradores da região, acabam descobrindo que todos os seus problemas tem conexões com o Dragão Branco que invadiu uma fortaleza abandonada. Eles também provavelmente vão encontrar o dragão durante suas missões, o que pode gerar grandes momentos.

O Bom:

Mundo Aberto! Não, Sério! - O mundo aqui é tão aberto quanto os seus jogadores quiserem, e isso é incrível!

Dungeons E Dragon! - Com várias dungeons e um vilão dragão, Essa aventura é bem mais fiel ao nome do jogo do que a primeira. O dragão, porém, é tão perigoso quanto o primeiro (talvez até menos), mas só o fato dele ser o "foco" da aventura, e não uma sidequest opcional, já ganha muitos pontos comigo.

A Região de Phandalin está VIVA - muitas localizações da aventura da Mina Perdida são expandidas, e muitos lugares novos são adicionados. Isso dá mais vida à região, e faz com que o jogo sempre seja diferente para grupos diferentes.

Dragão Branco (de Olhos Azuis) - Spoilers da Mina Perdida de Phandelver a seguir: O vilão desta aventura é muito mais ameaçador que o da aventura anterior pelo simples fato de que ele é um dragão.

O Ruim:

Noob? Get Gud - Não vou mentir, a aventura não perdoa jogadores inexperientes que apenas pulam no jogo sem preparo ou planos. Os primeiros encontros tendem a ser muito perigosos, e a maior parte das side-quests acabam sendo perigosas se alguém do seu grupo bancar o "Caótico Estúpido". Somando isso ao fato do produto não ter as fichas pré-montadas, temos aqui um produto que, por mais que seja focado para jogadores mais novos, não é tão inclusivo quanto seu predecessor.

Pesadelo dos Iniciantes: Sem uma trama muito definida, e focada muito mais em exploração do que narrativa (tanto é que, se você for ver, essa aventura não é divididas em partes), e todo o avanço principal é feito através de quests no mural de trabalhos da vila. Não é exatamente uma boa forma para aprender a ser DM, ou seja, a pessoa que comprar isso para aprender a mestrar vai ter problemas que podem afetar, e muito, a aventura para os jogadores.

Não Tão Organizada: Preparar essa aventura é um suplício, principalmente pela escolha de organizar as dungeons e side-quests em ordem alfabética ao invés de ordem de nível. Isso me irrita bastante como DM e deixa mais incômodo o preparo de cada sessão, uma vez que eu agora preciso ficar trocando de páginas incessantemente quase toda preparação.

Pensamentos finais: Sinceramente? O que a aventura do Dragão do Pico Icespire traz de bom é o que a aventura da Mina Perdida de Phandelver tem de ruim. O mundo é verdadeiramente aberto, e Phandalin leva os jogadores a muitos lugares interessantes e side-quests divertidas. É claro que tudo tem como foco guiar os jogadores até o sexto nível para invadir a fortaleza do dragão branco, mas não ser bem estruturada como narrativa é o alto preço a pagar pelo mundo aberto. E a organização é uma droga.

Vale a pena comprar?: O Essentials Kit vem com dados, fichas de personagens em branco, um livro de regras, a aventura, um mapa para uso na aventura, um escudo do mestre e cartas de apoio que a aventura usa. Existem reclamações de que o escudo do mestre não é tão bom (não para em pé, a ÚNICA coisa que ele deveria fazer), mas é sem dúvidas cheio de materiais interessantes para jogadores. MAS, como estamos falando da aventura, eu diria que vale com desconto.

Nota: 6/10. Eu pessoalmente quero MUITO jogar essa aventura logo com amigos, mas não na sua forma atual. A falta de organização atrapalha os DMs menos experientes na hora de se prepararem, e isso pode afetar o jogo inteiro. Fora isso, é uma boa aventura que pode levar a momentos memoráveis!

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E é isso! A primeira parte dessas reviews acaba por aqui. Pessoalmente eu gostaria de juntar ambas as aventuras (DoIP e LMoP) e ter algo bem especial. Deve ter um guia para isso na internet.... Falando em guia, temos o nosso guia das Raças e Classes de D&D 5E! Além dele, também se ligue na nossa página no facebook e no nosso twitter! São os lugares onde anunciamos que temos posts novos! E aproveite ai e comente o que acharam!

Antes das despedidas, é importante destacar que no momento estamos em meio a uma pandemia e medidas estão sendo tomadas para evitar o pior cenário. Nós do Hero Strike esperamos que estejam todos bem e pedimos que sigam as medidas da OMS para sairmos desse pesadelo o mais rápido o possível. Então, até lá, vamos ficar em casa assistindo séries, desenhos, animes e filmes! E lendo quadrinhos! E jogando RPGs! 

Até mais, camaradas! Cuidem de vocês e de seus entes queridos! Se divirtam e fiquem ligados!

Na próxima parte: Uma Aventura em duas partes nos guia através da Tirania dos Dragões: O Tesouro da Rainha dos Dragões e A Ascensão de Tiamat! Ah sim, não espere periodicidade nessa série de Reviews. Assim como todo o blog, é só uma distração. 

Post por Mathias

Comentários

  1. Excelentes resenhas! Vem mais alguma de D&D por aí?

    Pra organizar bem que vcs poderiam colocar uma seção de busca só com esse tema!

    Valeu e ansioso pra mais análises, como, por exemplo, das mecânicas da quinta edição.

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    Respostas
    1. Obrigado! O plano é trazer mais resenhas de aventuras sobre D&D, além de alguns artigos sobre o design do jogo e outras coisinhas. O que está me impedindo no momento MESMO é falta de tempo para botar tudo no papel e montar um post. Faculdade, trabalho, etc...

      A gente tem os marcadores/tags, mas é, só tem essa review por enquanto hahaha, mas definitivamente traremos mais assim que possível!

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