Os Quadrinhos de Gravity Falls

Em algum lugar além dos filmes em CGI, séries teen e reboots em live action, existe uma divisão de animação para TV da Disney e ela é muito boa. Em meio a muitas séries excelentes, Gravity Falls ainda assim se destacou e marcou o coração de muitas fãs, deixando um gostinho de quero mais após sua curta e muito bem sucedida estadia nas TVs. Bom, esse quero mais existe em formato de quadrinhos e vamos falar sobre eles hoje!

Dipper e Mabel Pines são gêmeos de 12 anos que vão passar o verão com seu tivô Stan, um charlatão dono de uma cabana de "mistérios", na pequena cidade de Gravity Falls, no estado do Oregon. Entretanto, Gravity Falls não é uma cidade normal e isso fica bem claro quando Dipper encontra um diário que relata as estranhas criaturas e acontecimentos da cidade. Assim, a família Pines passa um verão pra lá de anormal, enfrentando zumbis, monstros do lago, namorando tritões e todo tipo de estranheza que pode acontecer em uma cidade de interior! 

Gravity Falls é uma criação de Alex Hirsch e foi exibido entre 2012 e 2016 pelo Disney Channel e Disney XD, sendo concluído após 41 episódios divididos em 2 temporadas. Seja por seus personagens carismáticos, mistérios estimulantes ou narrativa milimétricamente planejada, a série se tornou um grande sucesso mundial e é tido por muitos como um dos melhores desenhos animados de todos os tempos. 

Sendo assim, é normal esperar que a animação tenha recebido dezenas de merchandising e expansões de seu mundo. Bom, na verdade, não é bem assim desta vez. Alex Hirsch é um cara muito envolvido em sua produção, principalmente no que diz respeito a sua narrativa. Tendo trabalhado em Flapjack anteriormente, uma série incrível mas sem amarras nenhuma com coerência, Hirsch queria que seu show seguisse um rumo totalmente diferente: uma narrativa fechada em si mesma e sem furos. Então, não existem lá muitas histórias em quadrinhos de Gravity Falls, o que é compreensível. Acho que existem mais livros curtos que quadrinhos, mas não é sobre livros que vamos falar aqui. Quadrinhos, vamos falar dos Quadrinhos de Gravity Falls! Então vamos finalmente falar del- AH, É! SPOILERS, VAMOS TER SPOILERS SOBRE A SÉRIE! Se você não assistiu ou ainda está assistindo, recomendo terminar a série antes e depois voltar para este texto. Não se preocupe, não vamos sair do lugar. Enfim, QUADRINHOS!


Gravit Falls Cinestory Comic


A coleção Cinestory de Gravity Falls nada mais é que a versão em quadrinhos de episódios da série e dos curtas. Não, não é redesenhado e recontado, são apenas screenshots dos episódios com onomatopéias e balões de diálogos mesmo. Ao todo foram lançados 4 volumes da série original e 1 volume adaptando os curtas, sendo que este dos curtas teve seu lançamento nos EUA em formato de 4 edições mensais que foram compiladas em um encadernado subtitulado "Just West of Weird" pela editora Joe Books. Esses volumes são lançados no Brasil pela editora Universo dos Livros. 


Lendas Perdidas

Lançado em terras tupiniquins pela editora Universo dos Livros!

Gravity Falls: Lendas Perdidas é o primeiro, e até então único, quadrinho de Gravity Falls a adicionar histórias novas para o universo da série desde seu final. Lançado em 2018 pela Disney e escrito inteiramente pelo criador da série, Alex Hirsch, em parceria com diversos artistas que trabalharam na série animada tomando conta da arte.

Lendas Perdidas reúne quatro contos que ajudam a matar a saudade dos fãs pelo mundo e personagens enquanto ainda fomentam novas teorias e nos dão o que pensar até o possível próximo lançamento inédito da série, que todos sabemos ser uma questão de tempo, nos dias de hoje franquias de sucesso não descansam em paz. Aqui, vou dar a sinopse de cada conto e dizer um pouco do que achei, mas sem dar spoilers sobre eles. Então vamos lá!


Conto 1: Encara

Durante a segunda metade da segunda temporada, o primeiro pé de galinha de Pacífica Northwest apareceu! Desesperada, ela vai atrás de resolver isso com Dipper, bem, mas especificamente com o diário dele. Mas, claro, dá errado quando ela invoca um monstro que rouba o rosto de Mabel e agora, junto a Dipper, terá que adentrar no mercado negro das criaturas de Gravity Falls para recuperar o rosto da gêmea alpha! 

Essa é uma história muito divertida, principalmente pra quem gosta de shipps. Eu não ligo para isso e ainda assim me diverti bastante, o vilão apresentado é muito icônico e a descoberta do mercado negro embaixo de Gravity Falls além de uma ideia divertida é muito bem retratada. Fora as milhares de referências e segredos escondidos em cada página!


Conto 2: Confusão em Quadrinhos!

Soos precisa se livrar de sua coleção de quadrinhos e os leva até a cabana do mistério, mas Stan odeia quadrinhos e os coloca em um baú amaldiçoado! O baú então faz com que o tivô rabugento seja aprisionado na dimensão dos quadrinhos e sua família e amigos precisam adentrar nessa aventura metalinguística para salvá-lo! 

Imagino que Alex Hirsch tenha se divertido muito escrevendo este conto. Ele explora muito bem todas as possibilidades que surgem com a mudança de formato de sua criação, parodiando e homenageando outros quadrinhos enquanto brinca com a metalinguagem. É uma história muito inventiva por se passar dentro de uma história em quadrinhos e com certeza a mais engraçada dentre as quatro. 


Conto 3: Nem Dimensiona

Após os eventos do Estranhagedon e antes de voltarem para a Califórnia, os gêmeos do mistério ajudam seus tivôs a fechar fendas dimensionais que ficaram abertas. Porém, Mabel acaba se metendo em confusão e vai parar em um planeta com outras diversas versões alternativas dela mesma do multiverso e precisa tentar voltar para casa.

Gravity Falls e Rick & Morty flertam um com o outro há tempos e este é mais um capítulo desta história. Basicamente um episódio de R&M para crianças, Mabel fica presa em um planeta com outras versões dela mesma e boa parte do humor está em conhecer essas outras versões. Embora seja divertido, foi o conto que menos me empolgou. 


Conto 4: O Mistério dos Irmãos Pines

Em uma história que se passa na infância dos gêmeos do mistério originais, Stan e Ford entram de cabeça em uma aventura para recuperar um item da loja de penhores de seu pai que foi roubado pelo Diabo de Jersey ou ficarão de castigo até o fim do verão! 

Meu conto preferido do livro! Ver o relacionamento dos irmãos quando eram criança adiciona muito para a série e para a carga dramático do que veem a acontecer com ambos. Aqui, Hirsch entrega uma aventura realmente interessante e com ótimos pontos de virada de trama, mas o grande destaque é mesmo o relacionamento entre Stan e Ford e o quanto um significa para outro. Se por algum motivo você tiver a oportunidade de ler apenas um dos contos, recomendo fortissimamente este. 


Este quarto conto é um presentão para os fãs, mas mais fofo do que deveria ser permitido por lei!

Estes foram os Quadrinhos de Gravity Falls! Espero que tenham gostado, pois gostei muito de escrever sobre eles, já que a série é, de certa forma, bem especial para mim. Mesmo que curta e com poucos "extras" como estes quadrinhos, é realmente assombrosa a popularidade que Gravity Falls conseguiu atingir e manter durante estes anos, ainda que não seja mistério nenhum o motivo, a série é de fato incrível. 


Links úteis:

A Universo dos Livros publica tudo de Gravity Falls no Brasil: https://universodoslivros.com.br/?s=Gravity+Falls

Wikias feitas por fãs são a prova de que a humanidade pode prosperar!: https://gravityfalls.fandom.com/wiki/Gravity_Falls:_Lost_Legends

Material extra de Lendas Perdidas (em inglês): https://partners.disney.com/shmeb-you-unlocked

-------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

Agradecimentos especiais para minha irmã Yasmin, que me emprestou seu gibi de Lendas Perdidas e seu conhecimento ilimitado sobre Gravity Falls. Valeu, Yas! 

Se gostou, recomendo que curta nossa página no facebook ou siga nosso perfil no twitter para não perder nenhuma novidade!

Nos lemos no próximo texto. Até lá!

Escrito por um Thiago que rolou um dado de lados infinitos e mesmo assim conseguiu tirar um erro crítico. 

Comentários

Postagens mais visitadas