Review: O Segredo Além do Jardim - Distillatoria

Mais uma vez, estamos de volta ao Desconhecido! Ou será que nunca saímos dele? Bom, isso não importa, o fato concreto mesmo é que hoje vamos falar da graphic novel O Segredo Além do Jardim - Distillatoria!

Quando Greg e Wirt voltam para casa do Desconhecido, sua vitória é agridoce quando percebem que Beatrice também veio. Agora, cabe a eles ajudar Beatrice a retornar com segurança ao Desconhecido antes que alguém perceba que ela pode falar. Enquanto os irmãos fazem malabarismos para manter o segredo de Beatrice seguro, Sara expressa um novo interesse em Wirt e apenas Beatrice percebe algo sinistro à espreita nas sombras... (Sinopse traduzida da Amazon).

O dia das bruxas finalmente acabou... Ou será que não?

O Segredo Além do Jardim, caso não conheça, é a primeira minissérie animada do Cartoon Network, exibida no outono de 2014 e vencedora do prêmio. Se não conhece a série, recomendo fortemente que assista, aqui no blog temos um especial de três partes falando sobre os quadrinhos derivados da série que você pode acessar clicando AQUI. Este texto mesmo é a primeira e será a única review complementar sobre uma história que não recebeu análise nos especiais. 

Em Distillatoria os meninos voltaram para casa, mas Beatrice veio junto! Esse pequeno detalhe muda completamente a dinâmica, já que agora quem precisa ser guiada é a pássara. Entretanto, a narrativa não fica muito tempo focada nisso e despende a maior parte do tempo com o que a fanbase realmente esperava ver quando as circunstâncias desta história foram anunciadas: a relação de Wirt com Sara e um pouco mais do mundo real.

Sara é uma personagem com bem pouco tempo de tela na minissérie (sua função na história é mais importante que sua participação em fato) e que despertou a curiosidade de todos mesmo com poucas falas. Além do mais, Wirt, nosso (do seu próprio jeito) destemido protagonista tem um tombo por ela. A graphic novel é dividida em 3 atos e um epílogo, sendo que os dois primeiros atos focam em Sara, no mundo real e no retorno dos irmãos a ele. É doce a forma como Jonathan Case escreve as cenas de Wirt com Sara, ela é uma garota inteligente, engraçada e com gostos bem peculiares, o que faz Wirt se tornar uma pilha de nervos sempre que está perto dela. Muito fofo. 

Distillatoria tem roteiros de Jonathan Case e desenhos de Jim Campbell!

A partir já do segundo ato e com uma maior intensidade no terceiro, coisas estranhas começam a acontecer e a realidade vai deixando de ser tão real assim. Beatrice é a primeira a perceber e fica difícil convencer Greg e principalmente Wirt que essa vida que parece um sonho pode ser só isso mesmo. A forma como a realidade vai se deteriorando e os personagens precisam encarar suas barreiras internas e as criaturas sombrias externas é muito bem construída.

Mesmo que tudo esteja indo perfeitamente entre ele e Sara, Wirt não consegue acreditar que é bom o suficiente para ela. Que merece ela. Sua falta de autoconfiança o corrói e machuca, o fato de tornar coisas simples em complicadas o mergulha em insegurança e as constantes discussões com Beatrice não ajudam. Mas não é bem assim, claro que não. E o desenvolvimento da graphic novel mostra isso e nos entrega uma excelente conclusão.

SINISTRO.

A participação de Greg para a trama também é muito bem pontuada, sendo o personagem mais divertido aqui. Sua inocência e otimismo complementam muito bem as personalidades de Wirt e Beatice. Vale destacar que a arte de Jim Campbell é um dos maiores atrativos do quadrinhos, além de muito bonita é muito engraçada, principalmente nos momentos de Greg. 

Distillatoria é um "capítulo perdido", mas é um que se encaixa perfeitamente na temática  da minissérie e consegue replicar perfeitamente a atmosfera do Desconhecido original. É uma leitura essencial para os fãs que ficaram com um gostinho de quero mais depois do que viram na TV, complementando a história de maneira doce e dando novas camadas a antigos conflitos e até mesmo shipps! O Desconhecido é voraz, assombroso e melancólico, mas emana uma beleza única. Uma beleza que é difícil de explicar, que está capturada muito bem em O Segredo Além do Jardim e seu universo. 

-------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

Uma breve despedida

Olá, sou o Thiago e sei que é repentino, mas este é meu último texto no blog. Foram quase 5 anos escrevendo, alguns dos quais estive perdido em meu próprio Desconhecido. Escrever no Hero Strike sem dúvidas foi um dos fatores que me manteve seguindo mesmo quando não conseguia ver um palmo a minha frente. Por isso serei eternamente grato.

Os textos de O Segredo Além do Jardim marcaram de fato momentos de virada na minha vida e com esse não é diferente. Estou deixando o Hero Strike com muito orgulho de tudo o que passamos juntos e conseguimos conquistar.

Tudo que começa termina, e chega ao fim meu tempo com vocês aqui no blog. Me diverti muito e agradeço de coração por ter tido sua atenção e apoio. Agradeço imensamente minha amiga Bia com quem comecei o HS em 2018 e com quem pretendo continuar desenvolvendo projetos até o fim dos tempos. Obrigado por lerem, obrigado pelo apoio, obrigado por tudo. 

Este texto e  essa despedida foram escritos por um Thiago.

Comentários

Postagens mais visitadas