RESENHA: O Circo Perdido

Hoje é dia de continuarmos com as resenhas das graphic novels do selo DC Teens, uma espécie de "Graphic MSP" da editora do kryptoniano. Eu já fiz outras duas resenhas de quadrinhos desse selo, sendo "A Sombra da Batgirl" e "O Código Oráculo", cada um baseado em uma Batgirl, Cassandra e Bárbara, respectivamente. Em "O Circo Perdido" acompanhamos uma aventura bastante original de outro membro da Bat Família: Dick Grayson (AKA primeiro Robin e Asa Noturna). Assim, vamos ver o que os autores tem a oferecer para um dos melhores personagens dos quadrinhos!

Em um universo alternativo, sem Batman e nada dá continuidade padrão, Dick faz parte de um grupo de malabaristas com seus pais, os Graysons Voadores (bom, isso também acontece no universo principal, mas por pouco tempo e não termina bem...). Aqui acompanhamos uma história original de Dick Grayson, adolescente e cheio de dúvidas, tentando entender seu lugar no mundo e sua relação com sua família e com o próprio circo. Acontece que, no meio desse turbilhão de sentimentos, ele vai precisar se equilibrar sobre sentimentos e confusões ao conhecer Luciana, uma misteriosa garota que faz parte de um misterioso circo rival, o tal circo perdido.
As imagens estão em inglês porque eu peguei do site da DC. A edição brasileira tem ótima qualidade, mas eu sou uma negação tirando foto.
 
"O Circo Perdido" é um história sobre pertencimento, amadurecimento, lealdade e responsabilidade. A narrativa acompanha um Dick Grayson impaciente, irritado com o mundo onde vive e com sua rotina. Ele quer mais do que sente que pode ter se seguir com sua vida como está. A relação de Dick com sua família é um ponto muito importante da trama, seus pais o amam e querem o melhor pra ele. Contudo, não dá para culpar o garoto por se sentir sufocado ou até mesmo privado de escolhas, afinal ele é um dos Graysons Voadores desde a infãncia. Luciana, por sua vez, é parte de um circo rival, este envolto em misticismo e mistério. Ela valoriza sua família e amigos mais que tudo e, em alguns momentos, a narrativa até parece ir para um lado mais "Romeu & Julieta".

Entretanto, por mais que o fio narrativo tecido por Michael Moreci (Barbaric) comece a desabrochar a partir de conceitos shakespearianos, a jornada de Dick não demora para encontrar desdobramentos mais modernos. Para o bem e para o mal. Toda a exploração do misticismo de Luciana e seu circo perdido é muito interessante, mesmo que a principal força da história seja o romance. Porém, pouco depois da metade, a graphic novel passa a tomar uma rota comum, com um vilão genérico e cenas excessivamente melodramáticas. Os momentos finais são bonitinhos, mas o último ato soa bem mais genérico do que deveria e até mesmo com alguns furos e inconsistências narrativas.

Quando o Bruce Wayne ainda não era pai.
 
A arte aqui é de Sas Milledge e Phil Hester, que fazem um trabalho muito bom no geral, com personagens bonitos e cenários bem desenhados. Todavia, as cenas de ação (sim, tem algumas) carecem de intensidade. Mas como disse antes, a maior força desse gibi está no romance e nos momentos singelos entre o casal principal, então não afeta muito a experiência. Visualmente, o grande charme do gibi está nas cores de David Calderon, que dá a cada um dos circos uma cor (o que o Dick faz parte usa cores frias, enquanto que o de Luciana usa cores quentes). O uso dos diferentes tons faz muito bem para a história e ajuda a fortalecer metáforas (um deles é mais distante, outro mais caloroso) e dar um toque adicional de misticismo (e tragédia) ao cenário do circo perdido.

A proposta das graphic novels do selo DC Teens me deixa muito confortável para dizer que, apesar de não ser um gibi de super-heróis e derivados, "O Circo Perdido" faz jus a um personagem tão icônico quanto Dick Grayson. A narrativa é intimista e apresenta uma jornada credível, mesmo que com furos de roteiro, e a arte pode não entregar sempre, mas é bonita. As belas cores são um tempero que faz uma grande diferença para o todo, não dá para negar isso. Portanto, "O Circo Perdido" fé uma graphic novel de mistério e romance que, apesar de não ser perfeita, conta uma história singela e bonita. 

Todas as graphic novels do selo DC Teens são publicadas pela Panini Comics.

-------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

AVISO IMPORTANTE! Se você quer ficar sabendo dos novos textos assim que eles são postados, não deixe de seguir nossa conta no Bluesky. Além disso, se você quiser mandar um e-mail ou deixar um comentário nesta resenha, sinta-se em casa! Por enquanto é isso, nos lemos por aí!

Bluesky: @herostrike.bsky.social
E-mail: hero.strike0@gmail.com

Escrito por Thiago Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas