D&D 5ª Edição: Raças de Materiais Diversos

Aqui estão reunidas todas as Raças de produtos complementares que tem menos de 3 raças neles. Tenha em mente que estas raças também são pensadas em cenários específicos, então não tenha medo de pedir melhorias para elas pro seu DM!






Fonte - The Tortle Package: Um ebook expansão com regras e localizações para implementar o livro-aventura  "Tomb of Annihilation" (link para comprar em inglês). O "The Tortle Package" está disponível para compra (em inglês) e todo o dinheiro arrecadado através desta expansão é convertido em doações para a ONG ExtraLife. Só tem uma raça aqui e eu falo dela em "Notas Pessoais", então não vou me alongar aqui.

Tortorugas

Lore: As Tortorugas vivem vidas incríveis, e a noção de "normal" e "pacata" delas é o equivalente a "lutar pela sua vida desde que aprende a andar, enfrentando grandes perigos pela vida inteira". Elas vêem, com frequência, o lado bom das coisas, mas não são inerentemente boas, havendo sim Tortorugas cruéis e malignas. Mas elas são, no geral, bem legais.

Status: Força +2; Sabedoria +1

Habilidades: Garrada (pode usar suas garras pra atacar); Segurar o Fôlego (pode ficar até uma hora segurando o fôlego); Armadura Natural (Sua Classe de Armadura é 17, e armaduras não afetam sua Classe de Armadura, mas escudos ainda te dão bônus); Casco Defensor (você pode recuar pra dentro do seu casco, ganhando +4 de Classe de Armadura e ficando parado, sem poder realizar qualquer ação ou movimento até emergir de seu casco); Instinto de Sobrevivência (proficiência na habilidade de Sobrevivência).

Inclinação Moral: Leal (inclinações morais não ditam qual a Inclinação do seu personagem, apenas dão uma indicação de como a raça tende a se comportar).

Nota Pessoal: Eu realmente adoro as Tortorugas. Sério, elas são DEMAIS. O texto introdutório da raça é uma citação de uma pequena poesia Tortoruga que diz "Eu peguei um peixe grande, agora eu busco por um bom amigo, para dividir o meu lanche." E ISSO É TÃO MANEIRO e um bro-move completo. Eu adoro Tortorugas, e se você não gosta delas, por favor, apenas siga sua vida e não irrite quem as ama.

--

Fonte - Mordenkainen's Tome of Foes: É um livro-expansão com várias histórias do mundo canônico de D&D, bem como monstros e uma raça nova. Está disponível para compra (em inglês) e eu preciso dizer que os Gith são, pra mim, a parte mais fraca do livro, que é bem maneiro. Mas deixarei pra falar deles nas Notas Pessoais.

Gith

Lore: Os Gith eram escravos de "Esfloradores de Mentes", mas eventualmente se livraram de seus escravizadores, e então acabaram brigando entre si, dividindo-se em Githyanki e Githzerai.

Status: Inteligência +1; mais os Status de sua Sub-Raça.

Habilidades: As das Sub-Raças.

Sub-Raça:

 -Githyanki: Status: Força +2; Habilidades: Maestria Decadente (proficiente em uma ferramenta de sua escolha e uma linguagem), Prodígio Marcial (proficiência com armaduras leves e médias, espadas curtas, espadas longas e espadas grandes), Githyaki Psionicos (você conhece o truque "Mão Mágica" e ela é invisível quando você a utiliza com esta habilidade. No terceiro nível você consegue conjurar "Pulo" e no quinto nível você consegue conjurar "Caminhada da Névoa", ambas uma vez por descanso longo).
Lore: Governados pela rainha lich Vlaakith, eles vivem numa cidade construída em cima do cadáver de uma divindade e se tornaram corruptos, visando conquistar e comandar o Plano Material.

 -Githzerai: Status: Sabedoria +2; Habilidades: Disciplina Mental (vantagem em salvaguardas contra ser encantado ou assustado), Githzerai Psionicos (você conhece o truque "Mão Mágica" e ela é invisível quando você a utiliza com esta habilidade. No terceiro nível você consegue conjurar "Escudo" e no quinto nível você consegue conjurar "Detectar Pensamentos", ambas uma vez por descanso longo).
Lore: Inimigos jurados dos Githyanki, os Githzerai são o completo oposto de seus oponentes, tomando para si o dever de impedir os planos de Vlaakith e proteger o Plano Material.

Inclinação Moral: Githyanki: Leal Mal / Githzerai: Leal Neutro (inclinações morais não ditam qual a Inclinação do seu personagem, apenas dão uma indicação de como a raça tende a se comportar).

Nota Pessoal: Eu não gosto dos Gith, e não digo isso apenas sobre as mecânicas deles, digo isso sobre a Lore também. Os Gith são sem-graça pra mim, e acredito que são uma das poucas raças que eu realmente NÃO GOSTO e nem sei o motivo além de "ARGH". Mas isso não significa que é ruim, minha opinião não é fato e, se você quer usá-los, fale com seu DM e tenho certeza que ele vai aprovar!

--

Fonte - Acquisitions Incorporated: Um livro-aventura com uma nova raça para os jogadores utilizarem, foi criado pela Wizards of the Coast em parceria com a Penny Arcade Inc., inspirado por um podcast que eu não conheço. É cheio de material para aventuras envolvendo grandes roubos e comédia, além de coisas relacionadas ao tal podcast que eu não conheço. Está disponível para compra (em inglês). E é isso, eu não conheço o podcast que originou esta expansão então não tenho o que dizer. Só tem uma raça e eu falo mais dela logo agora!

Verdan

Lore: Os Verdan são descendentes de um grupo de Goblins do Subterrâneo que foram afetados pela magia do caos, tornando-se mutantes dentro de sua espécie e todos sendo diferentes fisicamente de alguma forma. Alguns sofrem estirões de crescimento e ficam da altura de elfos, outros ganham chifres. Todos têm algum nível de habilidades telepáticas, graças à conexão deles com a magia do caos.

Status: Constituição +1; Carisma +2.

Habilidades: Cura do Sangue Negro (você pode aumentar, as vezes, a sua cura depois de um descanso longo); Telepatia Limitada (você pode transmitir ideias e pensamentos simples para criaturas próximas, mas elas demoram alguns segundos para receber a ideia); Persuasivo (proficiência na habilidade Persuasão); Conhecimento Telepático (vantagem em salvaguardas de Carisma e Sabedoria).

Inclinação Moral: Bom (inclinações morais não ditam qual a Inclinação do seu personagem, apenas dão uma indicação de como a raça tende a se comportar).

Nota Pessoal: Eu gosto destes Goblins caóticos e definitivamente vou oferecer eles como sugestão para quando pedirem para usar Goblins em alguma mesa que eu esteja mestrando. Eles são bem interessantes e, com algumas alterações, podem ser MUITO interessantes. Eu diria para adicionar algumas habilidades removendo outras como por exemplo, sei lá, trocar a Telepatia Limitada por Armadura Natural, aumentando o peso do seu Verdan e tornando-o lento, mas o dando uma casca dura cobrindo sua pele. Coisas assim para fazer alusão ao fato deles serem mutantes. Além disso, fale com seu DM para separar algumas habilidades para você poder ganhar em determinados níveis como parte da mutação!

--

Fonte - Locathat Rising: Um livro-aventura com uma raça nova (os homônimos Locathat), que têm uma backstory bem triste. É um material interessante, disponível para compra (em inglês), e igual o "The Tortle Package", o dinheiro arrecadado através desta expansão é convertido em doações para a ONG ExtraLife. Uma segunda versão do "The Tortle Package", com várias fichas de personagens no nível 9 para fazer uma grande aventura subaquática!!

Locathath

Lore: Embora tenham sido escravizados por inúmeras civilizações, os Locathath se provam incrivelmente resistentes e orgulhosos, desenvolvendo ao longo das eras resistências contra controle mental e outros perigos.

Status: Força +2; Destreza +1.

Habilidades: Armadura Natural (suas escamas são grossas e aumentam sua Classe de Armadura base de 10 pra 12); Atleta Observante (Proficiência em Atletismo e Percepção); Vontade de Leviathan (vantagem contra ser encantado, assustado, paralisado, envenenado, atordoado ou colocado pra dormir); Limitação Anfíbia (precisa ser submergido pelo menos uma vez à cada 4 horas ou morre sufocado).

Inclinação Moral: Puro Neutro (inclinações morais não ditam qual a Inclinação do seu personagem, apenas dão uma indicação de como a raça tende a se comportar)

Nota Pessoal: Eu gosto dos Locathath tanto quanto gosto de peixes: o suficiente pra dizer que gosto, mas não o suficiente pra dizer que gosto muito. Eles definitivamente têm uma das maiores fraquezas do jogo (precisar ficar submergido, no MÍNIMO, 4 vezes por dia caso durmam em aquários), mas nos cenários corretos (campanhas em terrenos submersos), isso nem é posto em prática. Acredito que dê pra ficar bem criativo com eles, assim como tritões, baseando-se em espécies diferentes de peixe para criar variações de Locathath, mas nem é tão preciso assim e, igual tritões, acho que já são legais o suficiente (e únicos o bastante) para ter vários personagens e conceitos diferentes com eles.

Você pode voltar para o índice do Guia clicando aqui!

Comentários

  1. Os tortugas podem usar a armadura arcana e assim ganhar defesa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas