As Autoras de B-Shonen- #2: Katsura Hoshino


Histórias precisam de conflito. Qualquer que seja a história, ela precisa de conflitos para que a trama continue seguindo em frente, os personagens sigam se desenvolvendo e o espectador se mantenha interessado. A questão é que existem muitas formas de se criar conflito e, uma das mais fascinantes delas, é a inevitável e mais dura tragédia.

No segundo texto da série especial As Autoras de B-Shonen, falaremos um pouco sobre a vida e obra daquela que é uma das melhores escritoras de tragédia dos quadrinhos japoneses: a autora de D.Gray-man, Katsura Hoshino.

Hoshino com um cosplayer de Lavi.

Katsura Hoshino nasceu em 21 de abril de 1980 em Shiga, Japão. Quando criança sonhava em se tornar uma astronauta e não era muito interessada na escola. Gostava do mangá de "Dragon Quest: Dai no Daibouken" (Fly, o Pequeno Guerreiro para os íntimos), mas preferia os animes, principalmente os dirigidos por Hayao Miyazaki no Studio Ghibli, sendo "Nausicaä do Vale do Vento" seu preferido. Após assistir "O Castelo no Céu", também de Miyazaki, decidiu se tornar uma animadora.  Enquanto estava no ensino médio, desenhou muito inspirada no mangá de "Sailor Moon" e produziu yonkomas (tirinhas japonesas de 4 painéis), com a intenção de fazer sua irmã rir.

Após terminar os estudos, Hoshino se mudou para Tóquio, onde pretendia se tornar uma animadora. As coisas não foram tão bem quanto o esperado e, lidando com problemas financeiros, pensou em desistir e voltar para casa, quem sabe arrumar um "emprego de verdade". Todavia, um amigo pessoal e sua irmã a incentivaram a tentar o mundo dos mangás. A até então não-mangaká desenhou seu primeiro mangá aos 21 anos e se preparou muito para uma reunião com um editor da Shueisha, na qual, em cima da hora, ficou com medo de ir, mas sua irmã a obrigou a ir mesmo assim e Hoshino foi de pijamas para não chegar atrasada.

O editor gostou de seu trabalho. A grande estreia de Katsura Hoshino aconteceu com "Zone", um one-shot sobre exorcistas publicado na revista que visava lançar novos talentos, a Akamaru Jump em 2002. Logo em seguida, no ano de 2003, viria o one-shot Continue, sobre zumbis e que foi publicado na Weekly Shonen Jump, e era o preferido da autora para se tornar uma série na revista.


Mais um tempo se passou e D.Gray-man, sua obra mais popular, começou sua publicação no ano de 2004 na lendária Weekly Shonen Jump e é uma versão  mais polida e desenvolvida de Zone. A história é centrada em Allen Walker, um garoto que se torna um exorcista da Ordem Negra, uma instituição milenar que luta contra o Conde do Milênio e os filhos de Noé pela segurança do mundo.


Durante o desenrolar da intensa e dramática jornada de Allen Walker e seus amigos na luta contra um mal que parece invencível, Hoshino impressionou o Japão e boa parte do mundo com sua belíssima arte cheia de influência gótica, personagens relacionáveis e, principalmente, a tragédia que cerca seu cruel mundo. D.Gray-man não é uma série que vai divertir a todo momento, os mocinhos aqui não parecem ser capazes de deter os vilões e, a cada novo capítulo, parece que essa inalcançável vitória fica um pouco mais longe, chegando ao ponto de o leitor não saber mais quem deveria vencer, transcendendo os contrastes maniqueístas do preto e branco e mostrando que o ser humano é, na verdade, cinza.

Não demorou muito para que D.Gray-man se tornasse um hit e ganhasse anime, light novels, colecionáveis e até jogos de videogame, conseguindo conquistar sua própria (e grande) bagatela de fãs em um mercado muito disputado, onde One Piece, Naruto e Bleach estavam no auge. Quanto ao anime, uma primeira série foi desenvolvida pela TMS e exibido originalmente entre 2006 e 2008, totalizando 103 episódios e, em 2016, uma sequência foi lançada pelo mesmo estúdio, com o subtítulo "Hallow" e contendo 13 episódios. No Brasil o mangá de  D.Gray-man é publicado pela editora Panini e seu anime permanece inédito.


Entretanto, algumas pequenas e infelizes complicações acabaram acontecendo no caminho de publicação da série. Hoshino acabou tendo que fazer alguns hiatos por problemas de saúde entre 2007 e 2009, tendo ficado ausente de diversas edições da revista semanal onde publicava. Em 2009, a série foi posta em hiato menos de 2 meses após ter retornado no capítulo 185, sendo que, alguns meses depois, o capítulo 186 foi publicado na Akamaru Jump, e, mais alguns meses depois, teve seu capítulo 187 publicado na mensal Jump SQ, que se tornou sua casa até o ano de 2012, onde entrou em novo hiato, novamente por problemas de saúde da autora.

A obra voltou a ser publicado em 2015 por uma nova revista: a Jump SQ.Crown (atual Jump SQ.Rise), uma revista sazonal (que sai uma edição por estação) onde também é publicada a sequência de Kekkai Sensen, Kekkai Sensen Back 2 Back. Mesmo que com passos curtos, o último volume publicado foi o de número 26, lançado em fevereiro de 2019, que teve ótimas vendas e todos os demais volumes da série já venderam mais de 24 milhões de cópias juntos, fundamentando ainda mais o sucesso do mangá.

Mesmo passando por diversos problemas de saúde frequentes, Hoshino tirou um tempo para projetos diferentes de sua histórias sobre exorcistas. Em 2011 publicou o one-shot de ficção científica "Kaiten!!" na revista especial Jump SQ. Lab e em 2013 o one-shot de fantasia "Ayakashi no Ou" na Miracle Jump. No mundo dos animes, Hoshino ficou encarregada do design dos personagens de "Kakumeiki Valvrave".


Com seu traço impressionante e sua histórias cheias de fantasia sombria e tragédia, Katsura Hoshino se destaca por ser a autora de uma obra que conseguiu sobreviver e fazer sucesso em um dos períodos mais competitivos da história dos mangás e ainda vive. Mesmo que seus problemas de saúde limitem frequência de publicação de sua principal série, sua determinação impressionante e habilidades indiscutíveis garantem que seu nome seja escrito na história dos quadrinhos com nanquim inapagável. 

Comentário de Hoshino no primeiro volume de D.Gray-man.



Links úteis:

Instagram da Hoshino: https://www.instagram.com/katsura_5600/?hl=pt-br

Se você é fã de D.Gray-man, não pode deixar de acompanhar o D.Gray BR, o pessoal mais empenhado do Brasil em trazer conteúdo e notícias da série: http://www.dgraybr.com/

Fontes da pesquisa:

https://dgrayman.livejournal.com/820063.html

https://dgrayman.fandom.com/wiki/Volumes_and_Chapters

https://en.wikipedia.org/wiki/Katsura_Hoshino

Para ficar por dentro de todo novo texto que postamos, curta nossa página no Facebook!

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas