Primeiras Impressões: The Mandalorian (Sem Spoilers)


A Disney é a maior empresa de entretenimento do mundo e, com a chegada de seu esperado serviço de streaming, ela traz consigo novas produções originais de suas grandes franquias e estúdios. No texto de hoje, vou falar sobre uma nova história de uma galáxia muito distante, pela primeira vez serializada em live action: do universo de Star Wars, The Mandalorian.

Criada pelo cultuado cineasta John Favreau, The Mandalorian acompanha um caçador de recompensas Mandaloriano em uma galáxia 5 anos após a queda do império, em uma região distante fora do alcance da Nova república.


Assim como essa sinopse meio rasa e pouco explicativa, o primeiro capítulo da série não faz questão de nos dar explicações muito detalhadas ou apresentar o mundo e seus conceitos para passageiros de primeira viagem (o que é 100% compreensível, Star Wars é gigante). The Mandalorian é claramente pensado para os fãs da franquia e, se você for um dos muitos, já vai se sentir muito bem lembrado logo nas cenas iniciais. 

A narrativa aqui não é das mais densas, para ser sincero, é muito objetiva: temos uma introdução mostrando como nosso Caçador e novo protagonista trabalha, vamos para algumas apresentações de personagens secundários e do plot principal do episódio, somos levados até o lugar do clímax e nos entregam um clímax cheio de ação e uma revelação interessante. Enquanto percorremos todo esse caminho, algumas "sementes" já vão sendo plantadas e, pelo que pude sacar, vão ser um dos aspectos mais interessantes da série:  as questões sócio-culturais do mundo pós-império.


Mesmo que façam 5 anos desde a derrota do Império para a Aliança Rebelde, muitas sombras do lado sombrio ainda pairam por todo o espaço e, ainda que agora enfraquecidos, simpatizantes deste lado estão por aí e continuam perigosos, como já podemos perceber pelos acontecimentos desse primeiro episódio. Fora a existência dessas sombras, a série nos dá um vislumbre de questões interessantes da cultura dos mandalorianos, algo pelo qual tenho muito interesse, já que nunca realmente nos aprofundamos nesses personagens.

Nos quesitos técnicos, a série se destaca por sua ambientação muito bem construída e familiar para os fãs da franquia. As locações e naves estão incríveis, assim como toda a construção de mundo e figurinos. Já a cinematografia explora muito bem a imensidão vazia dos planetas e aposta muito em enquadramentos que nos remetem ao "Western". Quanto aos efeitos visuais, percebi uma certa inconsistência, mas em nenhum momento são ruins, só tem momentos melhores e outros piores.


Com relação as sequências de ação, estas são boas, bem boas, porém, nada de surpreendente ainda. A direção deste primeiro episódio foi de Dave Filoni, que escreveu e dirigiu várias séries animadas da franquia, além do espetacular final da primeira temporada de A Lenda de Aang, e ele é sem dúvidas muito bom, pelo menos nas animações. Aqui ele faz um bom trabalho, mas ainda não parece totalmente a vontade, entretanto, não compromete a experiência de maneira nenhuma.

The Mandalorian é uma investida interessante e bem planejada de um novo capítulo situado em um mundo muito rico. Sua narrativa e composição de mundo são instigantes, seus visuais muito bonitos e, mesmo que ainda seja preciso calibrar alguns pontos, sua ação é diferente de tudo feito com a franquia em live action até hoje. Se você se considera um fã de Star Wars, essa experiência é literalmente feita para você, e, por mais que ainda estejamos no primeiro capítulo de oito,  posso garantir que a recompensa parece no mínimo reluzente. 


------------------------------------------------------------------------------------------
Página do IMDb da série, com o elenco, equipe e tudo mais: https://www.imdb.com/title/tt8111088/?ref_=rvi_tt

Muito obrigado por ler o texto até aqui! Para ficar por dentro de todo novo texto que postamos, curta nossa página no Facebook ou siga nosso perfil no Twitter!

Agradecimentos especiais ao meu amigo Gabriel Martinez pelas ótimas conversas e corajosa busca pelo link desse episódio. 

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas