Dica de Anime: Aggretsuko


Ah, a juventude. As espinhas, o coração partido, as intermináveis aulas de sexta-feira à tarde... feliz ou infelizmente, ela acaba. E, feliz ou infelizmente, começa a vida adulta. Diferente da época de colégio, onde é fácil encontrar animes e mangás com personagens e histórias com quem nos identificamos, isso fica bem mais escasso na vida adulta. Não me leve a mal, eles existem, mas não da maneira como esperamos. Todavia, existe um anime que consegue transmitir muito bem os sentimentos que a vida adulta traz: o fofinho e, de certa forma desesperador, Aggretsuko. 

Retsuko, uma panda vermelho que trabalha em um escritório, busca motivação e forças para encarar a vida adulta. Ah, e desestressa cantando death metal. 

Às vezes a vida adulta é agradável assim...

Essa premissa... esses visuais... tá tudo bem? Tá. Mas, não. Tá, mas não tá e tá. Aggretsuko é sobre isso mesmo. Os visuais bonitinhos, da Sanrio (mesma empresa de Hello Kitty), nada mais são que uma distração e forma de criar contraste com o duro e verdadeiro enredo que segue os dias de Retsuko, que passa por tudo o que passamos e mais um pouco: um chefe boboca, percalços na vida amorosa, algumas inimizades, solidão, cotidiano, o medo do futuro, etc. Mesmo que protagonizado por animais fofinhos, Aggretsuko é sobre os mais diversos e difíceis sentimentos humanos.

Com relação ao cast de personagens, devo dizer que todos, até mesmo os mais exagerados e cartunescos, vão te lembrar alguém que conhece, ou características dessas pessoas. Os roteiristas são tão sinceros e reais com a criação dos personagens e seu mundo que fica difícil não se identificar ou formar paralelos com a vida real.

...e às vezes é bem isso daí.

Já a produção em si, faz o que precisa, sem exageros ou pretensões que vão além da capacidade. O foco de Aggretsuko está em seu roteiro e personagens, vivendo vidas normais em um mundo onde ter que ficar até mais tarde no trabalho é o capanga fortão do inimigo. Ah, não posso deixar de creditar o supertalentoso Rarecho, que além de ser o diretor e roteirista da série, canta as canções death metal de Retsuko. 

Aggretsuko é uma produção sincera e real. Com visuais agradáveis, a experiência aqui está em se colocar naquele mundo, sentir o que os ótimos personagens sentem e até mesmo torcer por eles. Se você, assim como eu, entrou na fase adulta e começou a se sentir "menos representado" pelos animes, essa é a história que vai reaquecer o seu cansado e atolado de trabalho coração.

Aggretsuko tem 2 temporadas e um especial disponíveis na Netflix, com uma terceira temporada a caminho!


Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas