Review Multiversal - A Frequência Kirlian (Episódios 1 ao 6)

Em uma cidade totalmente normal, em uma rádio totalmente normal, um apresentador totalmente normal conta as histórias e acontecimentos totalmente normais durante as noites totalmente normais na totalmente normal cidade de Kirlian. E isso toda noite a noite toda.
... Ou é o que todos querem que você pense...

"Você está ao vivo na Frequência Kirlian! Com quem eu falo?"


Criada na Argentina em 2017, "A Frequência Kirlian" é uma websérie de suspense criada por Cristian Ponce, que nos apresenta as gravações de um programa de rádio com o nome "A Frequência Kirlian", que supostamente era transmitido todas as noites, a noite toda, e ia ao ar na década de 80, tendo sua última transmissão em 30 de Abril de 1987, onde o apresentador sem nome fala sobre tudo, sobre todos e, mais importante, sobre a cidade, que não existe em nenhum mapa.

"Essa é A Frequência Kirlian. A noite toda, todas as noites. No próximo bloco: Porque vampiros totalmente não existem, sério, eles não existem galera."

Com seus seis episódios a série consegue captar um tipo de suspense diferente de quase tudo que temos por aqui. É rápido (episódios variam entre oito e dez minutos), é impactante e é artisticamente único. É algo que mistura o medo do desconhecido que contos de terror como os do Stephen King podem causar, com o desconforto de estar sozinho no meio da noite em uma cidade desconhecida.

Cada episódio conta um "causo", ou acontecimento na cidade, normalmente esses causos estão acontecendo enquanto o apresentador atende o telefone ou coloca uma música para tocar na rádio. Além disso, somos apresentados, logo de cara, de que "A Noite do Cometa" está para chegar. Infelizmente até agora não sabemos o que vai ser, mas segundo rumores na internet... Vai ser contada através de um filme live action para finalizar a série. MAS ISSO SÃO RUMORES, OK?

Enfim, a animação, o narrador, as músicas... tudo isso alimenta o clima de suspense e desconforto que o cenário de "cidade do interior" já causa nas pessoas, onde o lugar é tão longe de outras cidades que é quase visto como um outro mundo, onde coisas horríveis podem acontecer e ninguém vai saber. Principalmente durante as noites, onde tudo não faz sentido e as regras do mundo são quebradas.

"Estivemos recebendo denúncias sobre a aparição do fantasma do menino Manuel. Ele vai mentir para você e te culpar pela morte dele. Não dê ouvidos a ele e provavelmente o fantasma vai embora."

E ai temos a direção de arte e som da série. As músicas são incríveis, e a arte é fantástica. Todos os elementos visuais, que servem principalmente mais como apoio do que como foco, complementam perfeitamente a narração atormentadora do desconhecido locutor, e adicionam ao clima de mistério e pertubação, dando à série uma "aura" igual a que uma escola tem durante a noite quando você estuda de manhã, ou que um parque vazio tem quando a luz acaba na cidade. É a sensação de que alguma coisa está prestes a dar muito errado e que não tem como remediar a situação. E o pior de tudo é que, se você ver o trailer, vai saber que JÁ DEU ERRADO e não tem o que fazer MESMO.

E tudo isso é incrível.

Nota Pessoal: 10/10. A Frequência Kirlian conseguiu, em uma hora, me deixar incrivelmente inspirado e animado. Foi uma experiência curta, mas marcante para mim. Mal posso esperar para quando sair o próximo episódio.

Nota Crítica: 8/10. De um ponto de vista técnico, não consigo realmente pensar em algum defeito concreto. É claro que existem coisas que podem ser melhoradas. Uma delas seria a velocidade de produção dos episódios, mas isso iria requerer um aumento no time de criadores, o que levaria a um distanciamento da visão original. Outro fator seria nos entregar algumas respostas, mas, sinceramente? É parte do charme.

A Frequência Kirlian está disponível com uma EXCELENTE dublagem em português na Netflix (os 5 primeiros episódios, provavelmente com os próximos chegando em breve) e tem um episódio no Youtube com legendas em português, que ainda não tem previsão de ser lançado na Netflix.

Enfim, enquanto ainda está sintonizado aqui conosco, que tal dar uma olhada na nossa página do facebook e no nosso twitter? Sempre avisamos lá quando estamos com texto novo! AH sim, também temos disponível no spotify o nosso podcast, que terá episódio novo em breve!

-Texto por Mathias

Comentários

Postagens mais visitadas