Dica de Série: Spaced


 "Rir é o melhor remédio", foi o que alguém disse. Essa pessoa tinha diploma em medicina, farmácia ou enfermagem? Não tenho ideia. Mas ela estava certa, rir é de fato o melhor remédio e, nesse caso, Spaced é o equivalente a dipirona... Ok, essa foi ruim.

Spaced segue as vidas de Tim e Daisy, dois amigos sem muito rumo em seus vinte e poucos anos que precisam se passar por um casal para garantir um apartamento.

A série britânica foi lançada entre 1999 e 2001, teve 14 episódios divididos em 2 temporadas, exibidos originalmente pela Channel 4. Mais lembrada por ser a série que colocou os nomes e a parceria entre Edgar Wright e Simon Pegg (que co-criaram e co-escreveram junto com a talentosíssima intérprete de Daisy, Jessica Stevenson), Spaced tem as principais qualidades que seriam vistas e enaltecidas em seus trabalhos posteriores.

O humor característico e a edição dinâmica de Wright estão muito afiados aqui, as piadas visuais fazem um ótimo uso do meio, com transições hilárias, uma montagem que enaltece e muito o texto, que já é espetacular. As personagens... incríveis! Tão carismáticos quanto imperfeitos, é impossível não cair de amores por elas, que misturam trejeitos exagerados com sentimentos muito humanos. Tim é um nerd que foi trocado pela esposa e ainda sente muita coisa por ela, além de ser super sarcástico e muito temperamental. Já Daisy saiu da faculdade e continuou vivendo em uma república, sem rumo algum, é mais animada e divertida, porém uma procrastinadora nata com relação ao seu trabalho de escritora (empatia intensifies) e que sofre muito por pouco.

O elenco de suporte faz muito mais do que complementar, são parte da essência da série. O pintor excêntrico Brian do apartamento de baixo, Nick Frost como o obcecado pelo exército Mike, a melhor amiga de Daisy ligada em moda Twist e a senhoria Marsha, apaixonada por Brian e com problemas com a filha.

Além de um forte uso de surrealismo em seu humor, tiradas geniais e completa liberdade criativa, a série se destaca por suas constantes referências a cultura pop da época, com videogames, filmes, quadrinhos e várias outras produções sendo homenageadas e fazendo parte do cotidiano da série, pois, afinal, Spaced é sobre isso: pessoas meio perdidas vivendo suas vidas e passando por bons e maus momentos juntos.

Ainda que curto, o efeito de Spaced é extremamente marcante. Se você já assistiu Scott Pilgrim vs. O Mundo, Todo Mundo Quase Morto ou qualquer filme de Edgar Wright com Simon Pegg, essa é uma jornada mais que essencial. Porém, se você não conhece o trabalho deles, mas gosta de comédias com humor cotidiano e um tanto mais surreais como Todo Mundo Odeia o Chris, também sinto que essa é uma recomendação muito adequada. Tenho toda a certeza que não sou médico, farmacêutico ou enfermeiro, assim como tenho a certeza de que qualquer coisa que nos faça sorrir em tempos difíceis é um bom remédio.

Spaced está disponível por completo, oficial e gratuitamente no YouTube, com legendas em português (em quase todos os episódios)!

-------------------------------------------------------------//------------------------------------------------------------

Acompanhe as redes sociais do blog para não perder nenhuma novidade:

Facebook! / Twitter!

Alguma sugestão de pauta ou comentário legal para fazer? É pra isso que serve a zona de comentários, adoraremos ler o que tem a dizer! 

Obrigado por ler até aqui! Até o próximo post!

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas