4 Animes com Protagonistas com Poderes Psíquicos

 

Quem nunca quis ter poderes psíquicos? Sério, não ter que levantar pra pegar o controle da TV ou não precisar ir de um lado para o outro para fazer um suco na cozinha parecem sonhos distantes. Mas não nas séries da lista de hoje! Capacidades psíquicas além do comum podem variar de apenas usar telecinese aqui ou acolá até voar e conversar com fantasmas e é sem dúvidas uma das habilidades mais apelonas que um personagem pode ter. Sendo assim, vamos conhecer algumas séries com protagonistas tão poderosos e ver como os roteiristas exploram isso!


  • Mob Psycho 100
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é mob.png

Criado pelo mesmo autor do super sucesso One-Punch Man, ONE, Mob Psycho 100 conta a história de Shigeo Kageyama, mas conhecido como Mob, um adolescente paranormal que não entende muito bem suas emoções e pode vir a "explodir" se elas chegarem a 100%. 

A série, assim como One-Punch, tem um grande foco na comédia e, acreditem, o timing cômico é sensacional. Além do humor, o drama e a construção de personagens é o grande forte da narrativa e é incrível ver o quanto os personagens amadurecem, sem contar os temas que são explorados de maneira exímia. Todavia, Mob Psycho também conta com muita ação na forma de uma das animações de maior qualidade que já vi, sendo extremamente experimental e fluída.

Quanto ao Mob em si, ele é um excelente protagonista, justamente por causa do já citado desenvolvimento de personagem. Ele leva seus poderes com uma responsabilidade muito grande e aprende que eles estão diretamente ligados a suas emoções e ao que pode fazer pelos outros. Não vou comentar muito mais para não estragar as surpresas, mas se tem um personagem que dá orgulho de acompanhar é o Mob.


  • Hinamatsuri
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é imagem_2021-10-04_182215.png

Hina é uma garota com poderes psíquicos de outra dimensão que, certa noite, "cai" na cabeça de Nitta, um criminoso da Yakuza, dentro da casa do próprio. Ela então o obriga a adotá-la e eles passam a viver como pai e filha, vivendo diversas situações estranhas envolvendo máfias, eleições escolares e outras garotas com poderes psíquicos.

Faz tempo que vi esse anime, mas não consigo me esquecer dele. Assim como Mob Psycho 100, Hinamatsuri tem um grande foco na comédia, essa um tanto mais madura que a do primeiro anime da lista. Tem piada sobre bebida, sexo e afins e, quando rola o drama, ele é bem mais bizarro, porém também eficiente. A força de Hinamatsuri sem dúvidas está na dinâmica entre as personagens, ver elas interagindo com suas personalidades tão diferentes é hilário e o roteiro sabe disso e usa muito bem a seu favor.

Quanto a Hina, a protagonista super poderosa da vez, ela é preguiçosa e desinteressada, folgada e literalmente obriga que Nitta seja seu pai. Ou seja, ela é incrível. 

  • Saiki Kusuo no Psi-nan
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é aaaabbvrwfnjzwtkpo5u1el57j4o0el87978us5puwyh2rhasz6ij3j8ngrirwpz3emh7joq7md2zd54gim65jtyuwx4xld_.jpg

Saiki Kusuo é um adolescente japonês no ensino médio que tenta guardar um grande segredo: ele é um psíquico ultra poderoso! Como se isso já não fosse difícil o suficiente, Saiki precisa lidar diariamente com os mais bizarros tipos de pessoas e situações que o rodeiam.

Saiki Kusuo no Psi-nan é uma comédia das puras, com várias sketches curtinhas que mostram diversas situações (nem sempre conectadas) e formam um episódio, com ocasionais arcos mais longos. Contando com elenco de personagens fantástico e muito único, sempre se metendo nas mais inesperadas e estranhas situações, o anime foca muito em como Saiki lida com a “vida normal” e como seus amigos, todos adolescentes com MUITAS peculiaridades, conseguem fazer com que o sempre sério, distante e superior Saiki sinta alguma coisa, nem que seja total repulsa.

O Saiki Kusuo em si é um personagem que não fala, sério, é tipo o Garfield, ele só pensa! E ele é tão poderoso que o mundo pra ele é tão frágil quanto uma folha de papel, mas ainda assim ele tenta viver uma vida normal. Tenta, porque parece que todas as pessoas mais bizarras do mundo orbitam em volta dele e insistem em envolvê-lo em tramas repletas de desdobramentos inesperados e o que de mais esquisito alguém pode alcançar, com ou sem poderes psíquicos! 



  • AKIRA
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é imagem_2021-10-04_190325.png

Para fechar com chave de futuro distópico, temos Akira! Provavelmente um dos maiores clássicos da animação mundial, Akira é a adaptação de um mangá de Katsuhiro Otomo, dirigida por ele mesmo! A história se passa em uma 2020 cyberpunk que chega cada vez mais próxima de seu fim quando o adolescente Tetsuo é capturado pelo governo após um acidente que o faz começar a desenvolver poderes paranormais.

Tendo causado uma revolução em histórias futuristas (2020 era um futuro distante em 1988!) e na animação em geral, Akira é a única entrada dessa lista que não é uma comédia, mas sim uma densa ficção científica com altas doses de ação e muito a dizer sobre poder, destruição, dentre outros temas. Fora toda a carga narrativa, o filme ainda entrega uma animação de qualidade abissal, toda feita à mão. É inacreditável o quão bem animadas essas 2 horas são. 

Tetsuo não é o único protagonista desse filme, mas é o “cara psíquico”. Ele está inserido em um contexto muito complicado de violência e abandono e cresceu junto a gangues. Suas emoções estão à flor da pele e sua cabeça não fica nada bem após o acidente… Enfim, esse é assistir pra ver. 



Ter personagens ultra poderosos em uma série pode ser bem maçante, afinal ninguém quer ver o herói derrotar o vilão sem nem suar, por isso a maior parte desses animes são de comédia e exploram outros pontos que não são grandes combates ou sagas de treinamento. Ainda assim, como no caso de Akira, essa escolha narrativa pode levar a grandes estudos de personagens e temas interessantíssimos.

-------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

Originalmente publicado em: http://zoonerd.home.blog/2021/10/04/4-animes-com-protagonistas-com-poderes-psiquicos/


Não se esqueça de curtir nossa página no facebook ou seguir nosso perfil no twitter para não perder nenhuma novidade!

Nos lemos no próximo texto. Até lá!

Escrito por um Thiago que já foi um tanuki de poncho. 

Comentários

Postagens mais visitadas