Review: Amphibia - 1º Temporada

 

Todo mundo tem sua própria opinião sobre sapos e a minha é que eles são legais. Não incomodam ninguém (que não sejam moscas) e passam por fases muito legais durante a vida, talvez uma sociedade governada e povoada apenas por eles seja melhor que a nossa. É, isso só... a Anne e quem assistiu  Amphibia sabe! O texto de hoje é uma review de Amphibia!

Anne, uma garota humana, vai para em um mundo de sapos devido a circunstânicas misteriosas. Agora ela vive com a simpática família Plantar, tentando se encaixar nessa sociedade tão curiosa enquanto procura uma forma de voltar para casa.

Amphibia foi criada por Matt Braly (diretor de alguns episódios de Gravity Falls) para o Disney Channel e durou 3 temporadas, exibidas entre 2019 e 2022. Mas vamos com calma, hoje falaremos apenas da primeira, composta por 20 episódios (39 seguimentos).

Hop Pop na esquerda, Sprig na direita, Anne no centro com polly em sua cabeça!

No geral, a primeira temporada de Amphibia caminha em um passo bastante comum nos dias de hoje. O primeiro episódio faz um bom trabalho em apresentar os principais personagens, começando a história do começo mesmo (pelo ponto de vista dos sapos), após isso a temporada assume um ritmo bastante episódico, contando histórias recheadas de aventura, humor e lições. 

Depois de um tempo maratonando a temporada, é fácil enjoar. Amphibia segue uma fórmula usada a exaustão e dificílmente sai dela: primeiro apresenta um elemento (um jogo, uma habilidade de um personagem, etc), depois rola um conflito entre as personagens, um problemão se cria, uma lição se aprende e o elemento do início é usado para resolver o problema juntos. Sempre assim. Acaba se tornando muito fácil "advinhar" a solução e direção para que o episódio vai, algo que me deixou bastante frustrado assistindo. ENTRETANTO...

"Croac croac!" ("Construção deveras encantadora, devo dizer" (traduzido da língua dos sapos pelo google tradutor))

O mundo de Amphibia é tão vivo. uma mistura de brejó e condado hobbit, a história se passa em um ambiente colorido e criativo, com habitantes carismáticos e diversas possibilidades. Toda a construção deste mundo é instigante e tem diversos conceitos legais, conversando com temas sobre revolução, pertencimento e amizade.

Quanto as personagens do show, estas são sem dúvidas seu ponto mais forte até aqui. Anne é uma protagonista muito relacionável, mesmo que carismática e leal, ela é egoísta e impulsiva, o que faz com que meta seus novos amigos em muita encrenca, mas nunca por querer. Sprig é adorável, cheio de energia e bondoso, mas sua ingenuidade o leva a perder a noção das coisas com facilidade. Hop Pop é responsável e pé no chão, sem deixar de ser uma figura paterna afetuosa e divertida. A Polly é... alguém com uma personalidade forte. 

Quem nunca?

Infelizmente, estes personagens acabam passando por bastante inconsistência, já que como a história é muito episódica neste início e tem dificuldade em quebrar sua fórmula, é muito comum que Annie e seus amigos nunca aprendam suas lições ou ganhem novos backgrounds bastante questionáveis dependendo da necessidade. Já os episódios "canon" (que avançam a história de fato) são poucos, mas bastante eficientes e interessantes, trazendo mais da vida de Anne e as circunstâncias que a levaram até o mundo dos sapos.

Amphibia não é muito original em sua história e frequentemente é inconsistente com suas personagens, porém pass longe de ser ruim. Seu mundo é super criativo e sua narrativa principal instiga, e mesmo que aos trancos e barrancos, seus personagens são relacionáveis e gostáveis. O que importa numa história é como ela nos faz sentir, e mesmo que tenha me frustrado um pouco, a primeira temporada de Amphibia coacha em uma frequência bastante agradável.

NOTA: 7.5/10!



-------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------


Se gostou, recomendo que siga nosso perfil no twitter para não perder nenhuma novidade!

Nos lemos no próximo texto. Até lá!

Escrito por um Thiago que é o fã número 1 de Kermit, O Sapo.

Comentários

Postagens mais visitadas