A Lenda de Vox Machina - Primeiras Impressões

Olá pessoal! Eu sou a Beatriz e estarei estreando no blog hoje! E nada mais justo que fazer uma estreia falando de outra estreia, não? Chame seus amigos, pegue seus dados e abra seu livro de Tal'Dorei Reborn na página 260, pois hoje vamos falar d'A Lenda de Vox Machina!

 

Vox Machina! LET'S F*CK SHIT UP!

Com seus primeiros três episódios lançados, A Lenda de Vox Machina é uma animação feita pelo estúdio Titmouse (mesmo de Midnight Gospel, Star Wars Galaxy of Adventures, Black Dynamite, Motorcity e muitos outros trabalhos notáveis) e produzida por Critical Role, um webshow transmitido pela Twitch.tv que rapidamente se tornou um mega-sucesso em sua década de existência. O elenco de Critical Role inclui vários dubladores famosos dos estados unidos, com nomes como Matt Mercer (Levi Ackerman de Attack on Titan, Trafalgar Law em One Piece e Jotaro Kujo em JoJo's Bizarre Adventure), Laura Bailey (Trunks criança em Dragon Ball Z, a voz oficial da Viúva Negra em animações e jogos, Catherine em Catherine: Full Body), Ashley Johnson (Gwen Tennyson adolescente em Ben 10, Ellie em The Last of Us e Terra de Jovens Titãs), Travis Willingham (A voz oficial do Thor em desenhos e jogos, Ace em One Piece e Knuckles em Sonic Boom) e Liam O'Brian (Gaara de Naruto, Doutor Estranho em vários desenhos e o Infinite de Sonic Forces), o show em live stream obviamente é o exemplo máximo do que RPGs de mesa podem ser quando são tratados como trabalho. Uma expectativa irreal para qualquer mesa? Com certeza. Mas um excelente webshow para assistir com amigos.

A popularidade do show se tornou tanta que, durante um infortúnio vazamento de dados da Twitch no segundo semestre de 2021, foi revelado que eles são o canal com mais inscritos do site, isso num período de relativa baixa popularidade, já que a segunda campanha havia acabado, o controverso spin-off Exandria Unlimited acabou não sendo um gigantesco sucesso de audiência a longo prazo e ainda faltavam algumas semanas até a estreia da terceira "campanha principal" do grupo.

Mas ok, chega de falar da stream. Vamos falar do desenho e do caminho do grupo até o desenho...

 

Bigby's Scanlan's Haaaaaaan
 

A Lenda da Lenda de Vox Machina

Após vários anos produzindo o show, o time de amigos lançou uma campanha no kickstarter com o objetivo (que pode ser considerado um resultado natural da amizade de vários dubladores bem sucedidos e nerds de respeito) de fazer uma animação recontando a história da primeira campanha que jogaram em stream. Após baterem recordes de velocidade para fundar o projeto, com um total arrecadado de mais de 11 milhões de dólares no final da campanha (o sétimo maior Kickstarter da história), o grupo finalmente botou em prática e, três anos após o final do kickstarter, o show foi lançado em 27 de Janeiro de 2022.

Conseguindo o consagrado estúdio Titmouse para cuidar da animação, o grupo também chamou vários dubladores americanos de respeito, e alguns até mesmo estrangeiros como David Tennant, e conseguiu um acordo com a Prime Video, o serviço de stream da Amazon. Com duas temporadas já confirmadas, a série animada vai seguindo os passos da primeira campanha do grupo.

Uma pequena curiosidade que não sei onde encaixar: O show "A Lenda de Vox Machina" não é a primeira adaptação do grupo para outras mídias! Em 2017 o grupo se aliou com a editora Dark Horse Comics para fazer uma série de gibis! A série foi bem sucedida e após dois volumes a editora norte-americana começou a adaptar historias dos personagens da segunda campanha de Critical Role: Mighty Nein!

 

Dubladores famosos e nerds.

 

O Show da Lenda de Vox Machina

A Lenda de Vox Machina teve 3 episódios lançados em sua estreia, com novos episódios sendo lançados toda quinta a noite aqui no Brasil (o que deixa os fãs assistirem o desenho logo antes de assistirem o show). A promessa é adaptar os arcos da primeira campanha de forma animada e comprimida, reduzindo literalmente dezenas de horas de jogatina em episódios com menos de 30 minutos cada.

Os dois primeiros episódios, um especial em duas partes que leva o título de "O Terror de Tal'Dorei" acompanha a jornada do grupo Vox Machina (Grog o Bárbaro, Pyke a Clériga, Vex'halia a Guardiã, Vax'ildan o Ladino, Percy o Atirador, Keyleth a Druida e Scanlan o Bardo) conseguindo um emprego com o Soberano de Tal'Dorei para descobrir, e eliminar, um poderoso monstro que está se aproximando do reino.

Servindo como uma introdução para o grupo de personagens e para o mundo da animação, "O Terror de Tal'Dorei" estabelece a dinâmica de equipe desajustada que Vox Machina tem, além de plantar as sementes do que provavelmente vai ser a maior força antagônica da série. Sem muitos spoilers o vilão consegue ser utilizado tanto para consolidar os heróis como um grupo quanto para mostrar que os inimigos são bem perigosos.

 

Assim como eu, o Conselho de Tal'Dorei tem suas dúvidas com relação à ética o grupo Vox Machina...
 

O terceiro episódio, porém, é onde temos o começo de um arco. "O Banquete dos Reinos" mostra os heróis atendendo... um banquete com representantes de vários reinos. Aqui temos a introdução de dois vilões - a aterrorizante Delilah e o vampiresco Sylas Briarwood - e o começo da exploração do passado de Percy, o atirador do grupo.

O episódio tem seus bons momentos (e alguns excelentes, como a batalha no fim do episódio) e no geral consegue atingir seu objetivo, mas por ser apenas o terceiro episódio não temos tempo para entender as dinâmicas além do básico. Além disso, não temos muito tempo para entender o quão pesado a situação é para Percy. Claro que temos alguns flashes no começo do episódio, mas a quebra de personagem do atirador, indo de um comportado e refinado cavalheiro para um violento pistoleiro vingativo, perde o impacto que poderia ter se já tivéssemos alguns episódios a mais mostrando o autocontrole que Percy tem, o que amplificaria o choque de ver o cavalheiro em um estado mais brutal.

Ainda assim, este terceiro episódio consegue se manter muito bom, além de hypar a vindoura trama, terminando com não apenas um, mas DOIS cliffhangers. Fico no aguardo ansiosa para ver onde a trama vai, já que não assisti a campanha de RPG que usaram como base. (É quase tão grande quanto One Piece, me deem um desconto, ok?)

 

Delilah Briarwood, pisa em mim! Ah, e tem o Sylas ali também...
 

A Lenda de Vox Machina tem uma boa, porém acelerada, narrativa, uma direção de arte incrível que lembra Justiça Jovem e claramente muito amor colocado em sua produção. Por ser o resultado de um projeto do kickstarter, é inegável que o público alvo são aqueles que já acompanham e amam Critical Role, mas a animação passa a primeira impressão de ser algo que com certeza atrairá novos fãs!

A Lenda de Vox Machina está disponível na Prime Video, e Critical Role está disponível gratuitamente no YouTube, com novos episódios do show de RPG saindo (quase) toda quinta-feira no canal da Twitch deles em inglês.

Escrito por uma Beatriz animada com sua estreia no Hero Strike! Nos sigam no twitter e nos curtam no facebook para saber sempre que um novo artigo sair aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas