Reviewsitando: Ben 10 Omniverse

 

Poucos conceitos são tão marquetáveis e ao mesmo tempo tão maneiros quanto o de Ben 10. Um garoto que tem um relógio que pode se transformar em 10 alienígenas diferentes, usando seu poder para enfrentar caras maus e salvar o mundo. Tem como algo ser mais legal que isso? O meu "eu" de 10 anos tinha plena certeza que não. Mas o que posso dizer hoje, agora um adulto empregado e com pouco menos de 1/4 de minha alma sobrando?

Neste novo quadro, "Reviewsitando", vamos "reviewsitar" séries, desenhos, quadrinhos, games e muitas outras obras com qual tivemos contato há muito tempo e que os anos fizeram questão de manter apenas impressões gerais regadas a nostalgia. Muito simples e igualmente assustador, porque pode ser meio decepcionante descobrir que algo que você gostava muito não é tão bom sim. Todavia, em ordem de crescermos como pessoas, é sempre  positivo sairmos de nossa zona de conforto para confrontarmos nossos corações e percebermos que, no final, não importa se era bom ou não, já que a importância que algo teve na época sempre vai fazer parte de nós e a qualidade pouco importa. Enfim, esse texto acaba não fazendo muito sentido, né? Mas ainda assim, vai ser divertido.

Quando criança, fui um grandessíssimo fã de Ben 10, principalmente da primeira série. Como cresci com o personagem, sempre senti uma ligação muito forte com o mesmo e, cara, como já fiz meus pais comprarem brinquedos e produtos dos alienígenas. Lembro que no auge dos meus  8, 9 anos, tinha tantas camisetas do personagem que só usava elas e, certa vez, fiquei doido por um sorvete do Ben 10, de torta de limão e que vinha com uma figurinha (nota: eu não gostava de sorvete de limão) e fiz minha pobre mãe vasculhar a cidade em busca de um lugar que vendesse o bendito. Nessa época, tudo se resumia em Ben 10 (e Pokémon, como todo mundo que eu conhecia) para mim. 

Enquanto crescia fascinado por esse mundo muito maior e cheio de aventuras alienígenas, o personagem também cresceu. Logo veio a segunda série da franquia "Força Alienígena" e, em seguida, "Supremacia Alienígena", ambos com um tom mais maduro, as quais assisti fissurado, até certo ponto. A partir da terceira temporada de Força Alienígena, senti que a conexão entre eu e a série foi se tornando mais fraca e muita coisa tinha seguido um rumo menos interessante ao meu ver. Porém, segui assistindo até o final. Então, após a saga dos alienígenas em forma "ultimate", chegou a quarta e última série da primeira encarnação de Ben 10, Omniverse. E muita coisa mudou. Acho legal dizer que essa foi a primeira vez que acompanhei vazamentos e trailers da série antes da estreia, no finado Ben 10 Center, um blog bem legal que existia na época, mas de pouco em pouco fui deixando de lado.

Já não estava tão no barco assim nessa época e estudava de manhã, no horário em que a série passava no SBT, então fui vendo Omniverse bem fora de ordem e sem tanto interesse, os episódios que pegava na TV. Nesses episódios, duas coisas me chamavam muito a atenção: os visuais e o tom.

Ben 10 Omniverse é a quarta série da franquia Ben 10 e uma sequência direta de Supremacia Alienígena. No total, foram produzidos 80 episódios divididos em 8 temporadas, exibidos no Brasil pelo Cartoon Network e SBT. Nesta fase, Ben Tennyson tem 16 anos e um novo omnitrix, além de um novo e destemido parceiro, Rook, substituindo sua prima Gwen e seu amigo Kevin Levin.

Muito mais colorido e com um design de personagens completamente novo, me lembro de adorar tudo o que via na tela, mas achava as histórias desconectadas demais (todavia, muito legais!), talvez pelo costume com as temporadas anteriores. Para fazer esse texto, uns 4 anos depois da última vez que assisti ao desenho, assisti 5 episódios da série:" Quanto Mais as Coisas Mudam, Partes 1 e 2" (T01E01e02), "E Então Não Havia Ninguém"/"E Então Havia Mais o Ben" (T05E09e10) e "O Programa mais Perigoso" (T08E08).

Revisitar essa série foi realmente uma experiência muito, muito interessante. Eu não me lembrava que era tão boa assim! O "negócio" de Omniverse é que todo mundo já tá tão bem acostumado com o conceito original que nessa altura do campeonato tudo podia ser explorado, sem medo de ser feliz. A narrativa da série segue uma lógica extremamente quadrinesca, tudo é tão grande e complexo, ao mesmo tempo que não é! O que importa mesmo aqui é a diversão, tanto dos espectadores quanto da equipe de produção.

Apesar das histórias cheias de multiversos e criatividade, os diálogos acabaram me fazendo perceber uma coisa: existe um jeito muito característico da Man of Action escrever. Enxurradas de piadinhas, sarcasmo de sobra e frases de impacto, sem muito compromisso em refinar um pouco mais o texto, mas isso com certeza não estragou a experiência. Os personagens definitivamente não são os mais complexos da história dos desenhos animados, porém tem personalidades bem marcantes. Cara, o Ben é tão metido e babaca, ele é o máximo, o protagonista que as crianças adoram e os adultos querem ver se ferrar pra deixar de ser tonto. Sem dúvidas bem atípico.

Com relação aos visuais, meu Vilgax do espaço, como amo eles. Não só a atmosfera narrativa da série é mais leve, isso reflete completamente nos visuais também. Com o design de personagens feito pelo incrível Derrick J Wyatt (Scooby-Doo! Mistério SA, Os Jovens Titãs), Ben 10 nunca foi tão colorido e marcante. Um grande destaque aqui são também os novos alienígenas, que transbordam estilo: Feedback, Shocksquatch, Bloxx...!!! A lista é enorme!

Revisitar algo pelo qual temos certo carinho pode se tornar uma experiência desconfortável, assim como pode se tornar uma experiência ótima. Felizmente, com Ben 10 Omniverse foi o segundo caso. Mesmo tendo assistido apenas uma seleção pequena de episódios da série, me senti revigorado e com meu coração adulto e cinzento um pouco mais quentinho. Não me entenda mal, sei que a série não é perfeita. Definitivamente não é. Mas, além de suas muitas qualidades, vi tanta coisa nela que me fazem lembrar de quem eu era e quem sou.  Posso já não ter sido um fã ávido de Omniverse quando estreou, mas sempre tive um carinho especial pela série e isso não mudou em nada. Na verdade, sinto que mesmo se minhas impressões fossem negativas, isso não mudaria.


-------------------------------------------------------------//------------------------------------------------------------

Obrigado por chegar até aqui, pelo jeito você gostou ou se irritou o suficiente para ler o texto inteiro. Qualquer que seja o motivo, agradeço imensamente. Ah, não se esqueça de comentar! O que acha de Ben 10 Omniverse? E que tal deixar alguma sugestão de texto? Sou todo olhos!

Bem, já que está aqui, que tal conferir outro texto nosso? Saiu um bem legal sobre Três Coringas recentemente, recomendo bastante.

Caso já tenha lido todos nossos textos ou queira algo diferente, gostaria de recomendar o Canal do Sahgo, gosto muito dos vídeos dele e com certeza merece mais reconhecimento. Ele fala sobre animes que ninguém mais fala, principalmente aqueles obscuros feitos para vender brinquedos ou jogos. Eis AQUI o link!

Agradeço novamente o apoio, é bem divertido escrever aqui no blog e fica ainda mais legal quando percebo que as pessoas leem. Antes de me despedir, tenho um último pedido. Por favor, se cuidem. As coisas não estão fáceis e continuam assustadoras, mas muita gente parece ter se cansado e só decidiu fingir que tudo voltou a normal. Não é assim, diria que este é o momento em que mais temos que tomar cuidado, tanto por nós, quanto pelas pessoas que amamos, pelos outros e pelas pessoas que os outros amam. Sei que é chato ler isso de um cara qualquer na internet com um blog que fala sobre Ben 10, mas falo de coração. Temos muito o que fazer ainda.

Sendo assim, aqui me despeço! Nos lemos no próximo texto!

Escrito por Thiago Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas