Future State - Primeiras Impressões

O futuro é cheio de possibilidades! Algumas vezes são excelentes possibilidades, outras vezes não. VAMOS DESCOBRIR O QUE VEIO NO FUTURO DO ESTADO DA DC COMICS!


DC Universe Future! Igual Steven Universe!



Em 2020, a DC fez um anúncio: Gibis que mostram o futuro do Universo DC sairiam em 2021. E 2021 chegou! Mas esses gibis são bons? Vamos checar.

Future State - The Next Batman #1:

É O BATIMA! Só que novo.


Next Batman nos trás, na verdade, três gibis. O gibi titular (The Next Batman), Outsiders (Renegados) e Kinghts of Arkham ("Cavaleiros de Arkham", em uma tradução literal). Todos as histórias são ambientadas em Gotham e são de níveis variados de qualidade.

O morcego vai te pegar.


The Next Batman #1 trás para a gente um novo Batman que é... bem parecido com o Bruce Wayne. É, não é extremamente novidade os conceitos que são postos em prática nesse gibi, mas é uma excelente forma de começar um novo arco. Apresentando muito bem o que Gotham se tornou e o que o novo Batman deve ser.

A arte é notavelmente boa. E isso é um elogio que vou repetir várias vezes hoje. Os artistas, coloristas e arte-finalistas envolvidos nesse projeto são excelentes e fantásticos (com algumas exceções).

No geral, é algo que realmente mostra que o novo sangue de escritores na DC é de excelente qualidade, e que a nova geração veio pra ficar.

Nota: 7/10. Espaço para melhorar tem de sobra.

"mas que merda rolou contigo Raio Negro?"


Renegados é incrível. A história mostra como alguns diferentes personagens estão reagindo e agindo ao atual estado de Gotham, e é só incrível. Tudo aqui vai de bom a melhor para o leitor. A história começa bem, termina num gancho fantástico e é incrível. É tudo incrível aqui.

A arte é disparada uma das melhores do projeto. Assim como a escrita. Aliás, eu não consigo parar de elogiar o gibi, é o meu favorito do Future State.

Nota: 9/10. Eu acho que dá pra melhorar mais um tiquinho, pra ficar perfeito.

"Não olha pro lado quem tá passando é o BONDE"


Cavaleiros de Arkham é... Ruim. O gibi acompanha um time que parece uma formação B do esquadrão suicida juntando membros para fazer... Algo contra o grande inimigo que dominou Gotham? Não fica bem claro o que pretendem fazer no futuro. Mas pior que isso, Cavaleiros de Arkham é CHATO.

Você coloca Duas Caras, Humpty Dumpty e outros num time, e na liderança você coloca uma personagem nova que não tem peso algum? É muito ruim. A execução é apenas duvidosa, mas a falta de força nos personagens afeta muito o resultado final.

Nota: 4/10. A arte é bem boa, dá pra folear sem se sentir ofendido. E dá pra melhorar muito.

Agora, para o próximo Mix da Panini DC:

Future State - Superman of Metropolis #1

IMAGINE COMETER UM ERRO TERRÍVEL


Superman of Metropolis, assim como Next Batman, trás a revista título, junto de Mister Miracle (Senhor Milagre) e Guardian (Guardião). E meus deuses tenham dó, Jon Kent vai ter que lutar pra se manter.

A PROVA DE BALAS LASERS!


Superman de Metrópolis mostra o filho biológico do Clark com a Lois, Jonnathan "Jon" Kent, assumindo o  manto de Superman, e o quanto isso pode dar errado. 
Jon não é totalmente kriptoniano e, por isso, é fisicamente menos forte que seu pai, e mais propenso às emoções humanas. Por esses motivos, muitos podem pensar que o filho do maior ícone dos quadrinhos mundiais seja mais relacionável que o pai e... de certa forma isso É verdade. Mas não exatamente.
Os problemas dessa revista me lembram muito os do Next Batman: eu adorei a narrativa, mas detestei o protagonista. E dessa vez a culpa não é de quem o Jon é, mas do que ele faz.
No geral, arte incrível, história intrigante e consequências absurdamente divertidas (E ATERRORIZANTES) para o mundo do personagem. Uma das minhas favoritas!

Nota: 8/10: Um tiquinho melhor que Next Batman, mas não por muito. Eu quero muito que melhore.

Rapaz... Que uniforme FEIO.


Eu quero começar falando uma coisa boa: A arte é incrível e eu vou procurar mais coisas do artista e colorista para ler.
Mas, existem grandes problemas no gibi. Não somos apresentados a nenhum personagem fora o personagem título, que é desinteressante e mal explicado, e o problema que ele tem que resolver é tão colado na revista do superman que não parece ser algo que mereça ser um título próprio.
Além disso, os diálogos são... ruins. Não explicam quase nada e, o que explicam, é totalmente sem noção.

Nota: 3/10. Mesma coisa que Cavaleiros do Arkham, e até pior. Dá pra melhorar, e MUITO. Mas a arte é TÃO BOA que dá dó de ver desperdiçada nisso. Espero que melhore no futuro, já que parece que essa revista vai ser importante, já que ela aparece em dois "Mixs da DC".

Enquadramento mais criativo que a revista inteira.


Sabe, eu não sabia o que esperar dessa revista. O Guardião é um dos personagens de quinto escalão da DC, e nunca foi popular ou relevante. Eu não sei qual o motivo dele ter sido escolhido para essa revista ao invés de, sei lá, uma revista do Jimmy Olsen. 
O maior problema é que o Guardião não é interessante visualmente nem narrativamente. Ele não tem carisma. E a escrita não ajuda nem um pouco aqui.
E até temos coisas interessantes ocorrendo, mas são todas irrelevantes a longo prazo. Nada aqui vai ter efeito no futuro, não vamos ter um segundo grande arco para explorar as consequências que esse arco parece preparar pro futuro. Aliás, isso são SEIS MESES NO FUTURO DO FUTURO onde acontecem os eventos dessa revista, então... Será que é uma revista que estava planejada para antes de cortarem a duração do evento? Eu não sei. Eu não me importo.
É tudo tão ruim aqui que nem dá pra elogiar a arte.

Nota: 2/10. O mix começou muito bem, e terminou uma droga. Apenas não acho que vale a pena ler esse Mix além do Superman.

Bom, agora vamos falar das revistas que saem sozinhas!

Começando com Future State: Wonder Woman.




Antes de mais nada, tudo que eu tinha planejado para falar sobre a Yara Flor eu precisei reescrever. Aconteceram polêmicas (como sempre), e eu resolvi esperar para falar sobre a história até termos a contextualização da coisa toda.

"Yara Flor foi uma personagem cujo design cativou muitas pessoas quando revelado. Ela é extremamente popular dentro e fora do Brasil, e é uma pena que tenha acontecido algo que genuinamente tenha desrespeitado a cultura que ela foi feita para representar." - Não Matheus.

Esse comentário acima é trabalho da DC de explicar, não o meu. O meu trabalho é escrever reviews sobre quadrinhos e reclamar na internet, só que coisas assim complicam a primeira parte do meu trabalho. 

Por um lado eu poderia dar a nota original e uma crítica construtiva para uma mega-corporação que não se importa comigo, ou com meu trabalho. Por outro lado eu poderia dar uma nota 0 e falar tudo isso como justificativa da nota. Por outro lado ainda, eu podia fingir que a personagem não existe e ignorar o drama.

Essas coisas não são quem sou. A minha opinião sobre a revista atualmente é divida entre o trabalho artístico e o impacto cultural que ela tem quando a gente para pra pensar que ela retrata uma religião. E eu não posso dar uma nota para religiões. É uma droga isso, mas é a realidade. Agradar todos não é obrigatório, mas não ofender o seu público alvo é necessário.

Acredito que houve uma falha na pesquisa da autora, assim como houve uma falha no editorial da DC Comics em não chamar alguém tupi-guarani com conhecimento da religião e cultura para ajudar a escritora a construir a narrativa e a fazer o world-building. Isso não é exatamente um pecado capital, já houveram recuperações maiores de personagens bem menos relevantes ou interessantes.

Esse gibi devia ter sido o ponto alto do hype brasileiro com a Future State, e foi na verdade um grande vespeiro, mesmo que muita gente tenha gostado. A nota original ainda seria baixa. A revista tem seus problemas estruturais e tudo o mais, só que eu acho que não é a hora de falar sobre isso.

Eu vou esperar pra dar notas e reviews quando ver o que vai rolar com a personagem, a contextualização dela no mundo e como/se o editorial vai reagir com relação às críticas da galera.

Bora pra próxima história em quadrinhos, Future State - Swamp Thing.


VERDÉRICA... FUCK YEAH!


OK. Me sinto trapaceando com essa, mas Monstro do Pântano não encaixa na cronologia. A não ser que seja no futuro distantíssimo. Enfim, ta no selo, ta na review.
A arte é impressionante, é linda. Como todas.
A história é completamente fora do padrão e... é estranha?
Eu não sei o que dizer. Não é o que eu esperava e não tenho sentimentos fortes com relação a isso... Vou esperar as próximas edições pra ter ideias mais concretas.

Nota: 5?/10. Eu não posso dar nota final sobre, não sei o que pensar sobre isso. É estranho, mas não ruim. Vou continuar lendo pra descobrir o que pensar.

Bem, faltam duas. Vamos de Future State - Harley Quinn, por favor.


HAPPY HOUR!


Eu não vou fazer um review, eu vou transcrever minhas reações lendo esse gibi e deixar elas falarem por mim:

"10/10 pela arte."
"Eu não consegui ler os balões de fala, parece que quem escreveu isso é o Bendis."
"Jesus essa arte é linda."
"Meu deus essa arte é linda."
"ARTE FANTÁSTICA."
"QUERO UM QUADRO DESSE ARTISTA."

Nota: 10/10. Não li os quadros de fala, não devia dar nota. MAS CARALHO QUE ARTE LINDA DA PORRA. (nota real: 5/10. Muitos balões de fala por quadro na página, parece o Bendis escrevendo no café. Arte linda tho)

E por fim, vamos falar de Future State - The Flash.

não usem drogas, crianças.


Esse gibi é tudo que os anos 90 tinham de pior: Ameaças absurdas, heróis que viram vilões, arte duvidosa. 
E também grande parte do pior que os anos 2000 tinham: desrespeito para com Wally West, desrespeito com os Flashs, arte duvidosa, roteiro ruim.
Aqui a coisa é tão feia, e tão ridícula que eu precisei parar, levantar, beber um copo de água, gritar com Deus e tomar banho antes de continuar a leitura.
E MATAM O JAY GARRICK PORQUÊ FODA-SE, WALLY WEST É UM FODIDO E O CAVALEIRO DO APOCALÍPSE É FORTE.
Eu queria dizer que só estou desapontado, mas eu estou irado, triste, decepcionado e descontente com a situação.

Nota: 0/10. Pior que Dan Didio no título.

-

Bom, hora de dar uma nota geral para essa semana. A qualidade visual da maioria dos gibis aqui é absurda, e sem dúvidas o ponto alto dessa iniciativa. Eu quero muito continuar lendo os novos personagens e histórias, pra descobrir aonde tudo isso vai parar, mesmo que não ocorra algum crossover absurdo ou algo assim.

A nota que eu dou é um bom 7/10 para o geral da iniciativa. Eu recomendo muito lerem Superman de Metrópolis, Next Batman, Harley Quinn (pela arte, dã) e, principalmente Renegados! Infelizmente toda a polêmica da Yara Flor é bem desmoralizante pra quem quer dar uma chance pra personagem, mas se ignorarmos isso, as coisas ruins não são tão ruins quanto poderiam ser (Alô Flash!), então eu ainda acho fortemente que vale a pena conferir.

Bom, mais títulos vão sair semana que vem! E irei reportar minhas primeiras impressões sobre eles assim que eu os ler! Fiquem ligados no blog, no nosso twitter, e no nosso facebook, que são as plataformas onde anunciamos quando novos textos são lançados!

Nós também falamos de outros quadrinhos, como Batman: Três Coringas, e séries animadas, como Midnight Gospel! Temos de tudo um pouco aqui no blog!

Escrito por um Mathias Muito Nerd.

Comentários

Postagens mais visitadas